HUT

HUT implanta Linha de Cuidados do Infarto Agudo do Miocárdio

Foram feitos mais de 250 procedimentos somente nesse ano relativos ao Infarto Agudo do Miocárdio no HUT

HUT implanta Linha de Cuidados do Infarto Agudo do Miocárdio

Conhecido como “ataque cardíaco”, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) acontece quando há um bloqueio do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. Em uma situação de urgência como essa, os primeiros minutos são essenciais para o paciente.

Por isso, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), com o apoio da Unidade de Educação Continuada realizou, durante essa semana, treinamentos da sua equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) na Linha de Cuidado do IAM e do AVC (derrame) com o objetivo de aprimorar o atendimento de urgência e emergência, tratamentos e reduzir o risco de morte.

O treinamento foi conduzido pelos analistas e técnicos da Secretaria de Saúde do Estado e a enfermeira Ana Valéria, representante da plataforma Join, sistema que disponibiliza cardiologistas e neurologistas 24 horas, por meio da telemedicina, que orientam as equipes assistenciais na ponta.

Essa nova estratégia do Ministério da Saúde expande, qualifica e dá agilidade ao tratamento de doenças cardíacas pelo SUS. “Quanto mais precocemente agirmos em relação a um infarto, melhor será o atendimento aos pacientes podendo salvar muitas vidas”, reforçou Hormone Rodrigues, médico e diretor técnico do HUT.

Com a implantação da linha de cuidado do IAM, o HUT discute ainda a implantação de um novo fluxo que permitirá ampliar e descentralizar os atendimentos para casos de infarto na rede municipal de Teresina desde o diagnóstico rápido até os tratamentos com trombolítico e cateterismo.

Em média, já foram feitos mais de 250 procedimentos somente nesse ano relativos ao Infarto Agudo do Miocárdio no HUT. Em outubro, a unidade registrou 18% a mais de casos em relação ao mesmo período de 2021.

Fonte: ASCOM HUT
treinamento miocardio infarto hut fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4878/hut-implanta-linha-de-cuidados-do-infarto-agudo-do-miocardio