RAIVA

FMS vacina mais de 23 mil animais na zona Rural e convida a população para etapa urbana da campanha

A etapa urbana acontece nos dias 26 de novembro e 03 de dezembro

Fonte: Ascom FMS

Um total de 23.543 animais foram imunizados nos dois primeiros dias de campanha de vacinação antirrábica em Teresina. A primeira fase aconteceu na zona Rural do município nos últimos dias 05 e 12 de novembro, e terá continuidade nos dias 26 de novembro e 03 de dezembro com a etapa urbana.

Assim como na zona rural, a zona Urbana será dividida em dois dias. No dia 26 de novembro as equipes estarão nas zonas Norte e Leste da capital, e no dia 03 de dezembro nas zonas Sul e Sudeste. “Teremos postos de vacinação em praças, escolas e outros locais em todos os bairros, de acordo com as zonas de cada dia”, adianta Paulo Marques, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O gerente pede a colaboração de tutores de cães e gatos, público alvo da campanha. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a raiva. Solicitamos que levem seus animais a um posto mais próximo de sua residência e vacine seu animal”, fala.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, diz que a vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana.

A raiva é uma doença que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4873/fms-vacina-mais-de-23-mil-animais-na-zona-rural-e-convida-a-populacao-para-etapa-urbana-da-campanha