RAIVA

Vacinação contra raiva tem continuidade na zona rural Sul e Sudeste

Cães e gatos serão imunizados

Vacinação contra raiva tem continuidade na zona rural Sul e Sudeste
Fonte: Ascom FMS

Neste sábado (12) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) dá continuidade à vacinação contra a raiva na zona rural. Nesta etapa, serão imunizados os cães e gatos pertencentes aos moradores das zonas rurais Sul e Sudeste.

A vacinação na zona rural segue uma logística diferente da zona urbana. Como explica o gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, diferente da zona Urbana que mantém pontos fixos, os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias farão visitas às residências rurais, realizando a vacinação de cães e gatos. "Dessa forma, pedimos a todas as pessoas dessas localidades que nos recebam e ajudem nas contenções e nas guardas dos animais", pede o gerente.

O gerente informa ainda que em breve serão divulgadas as datas da continuidade da campanha na zona urbana. "O objetivo é vacinar o maior número de animais para que seja reduzida, o máximo possível, o risco de doenças zoonóticas", disse Paulo Marques.

A raiva é uma doença que pode atingir todos os mamíferos, transmitida pela mordida de animais infectados. Ela atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte. A única forma de prevenção é a vacina, que deve ser realizada anualmente em animais domésticos, especialmente cães e gatos, por sua maior proximidade com os seres humanos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4859/vacinacao-contra-raiva-tem-continuidade-na-zona-rural-sul-e-sudeste