DIABETICOS

UBS Poty Velho promove dia de cuidados com o Diabetes

Será uma manhã de cuidados voltados aos portadores da doença, com informações e diversos serviços.

UBS Poty Velho promove dia de cuidados com o Diabetes
Fonte: Ascom FMS

Em 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, data de conscientização quanto aos cuidados relativos à doença, bem como sua prevenção. Em alusão à data, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poty Velho promove amanhã (11) uma manhã de cuidados voltados a seus usuários portadores da doença, com informações e diversos serviços.

O evento, promovido anualmente pela UBS, vai ofertar exames como aferição de pressão, de peso, altura e cintura, cálculo do IMC e medição de glicemia capilar. Também estarão disponíveis atendimentos em terapias integrativas, como auriculoterapia, aromaterapia e massagem nos pés.

Além disso, uma equipe estará disponível para fazer exame dos pés, com avaliação do tipo de calçado ideal para ser usado, tipo de corte e dar as devidas orientações sobre os cuidados com estes membros, que estão mais suscetíveis a ferimentos que podem agravar e até mesmo levar a uma amputação.

A enfermeira Nancy Loiola ressalta a importância desse tipo de ação junto à comunidade. “São informações que podem salvar a vida do diabético, como por exemplo examinar o pé, identificar um pé com risco para amputação, um ferimento, e dar os devidos encaminhamentos, salvando esse pé de ser amputado”, conta a enfermeira. “Podemos identificar pacientes que estão com a glicose que alta e não estão sabendo fazer o controle, ou com algum problema n o ajuste de medicamentos”, diz.

Ainda segundo Nancy Loiola, outro objetivo da atividade é resgatar os pacientes que não têm hábito de frequentar os serviços de saúde. “Constatamos que depois da pandemia o grupo que está vindo menos à UBS, por receio de sair de casa, são os diabéticos. Por isso, precisamos trazer esse público de volta à UBS para dar continuidade ao acompanhamento de saúde”, pontua a enfermeira.

Dia do diabetes

Desde 1991, o dia 14 de Novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde como dia Mundial do Diabetes. Assim, durante todo o mês de novembro, diversas atividades são organizadas em todo o mundo com o intuito de chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da doença.


Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4856/ubs-poty-velho-promove-dia-de-cuidados-com-o-diabetes