SAÚDE DO HOMEM

Ambulatório Masculino da UBS Santa Maria da Codipi completa um ano

Ambulatório Masculino da UBS Santa Maria da Codipi completa um ano
Fonte: Ascom FMS

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro. Dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancer de próstata. Em alusão ao período, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) relembra que esta semana, o Projeto Ambulatório Masculino, da Equipe seis da Unidade Básica de Saúde da Santa Maria da Codipi, completou um ano de implantação e implementação do mesmo, tendo como rotina a realização em toda primeira quarta-feira de cada mês para o atendimento do público masculino com porta aberta sem a necessidade de agendamento prévio para realização de ações preventivas.

No local, existe a realização de avaliação antropométrica (peso e altura), verificação de pressão arterial, glicemia, vacinação, atividades de educação em saúde, atendimento Médico e de Enfermagem, solicitação de exames e encaminhamento quando necessário. Em função do período da pandemia de Covid-19 e algumas alterações na rotina da UBS, foram realizadas sete edições do projeto, com atendimento de 128 homens (média de 18,28 por edição). A concentração de público entre 30 e 64 anos, em modalidade de consulta no dia, com desfechos em forma de alta dos episódios, 36 encaminhamentos para serviço especializado, com solicitação de mais de 929 exames de rotina e avaliação de mais de 230 resultados de exames, vacinação de 19 homens com aplicação de 34 doses de imunobiológicos (Influenza Trivalente, Dupla adulto e Hepatite B).

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4839/ambulatorio-masculino-da-ubs-santa-maria-da-codipi-completa-um-ano