HUT

Estomaterapia do HUT realiza ciclo de atualização com equipes de enfermagem e acompanhantes

Fonte: Ascom HUT

O Núcleo de Estomias, Feridas e Incontinências (NEST) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com o apoio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) realizou nos último dia 31 de Outubro, ações com profissionais de saúde e acompanhantes dos pacientes. A iniciativa teve por objetivo capacitar e atualizar sobre prevenção de lesões por pressão, troca de equipamento coletor, cuidados de pele periestoma, além de educação em saúde aos acompanhantes para seguimento dos cuidados pós-alta, visando prevenir complicações e conforto aos pacientes ostomizados.

As estomias são resultantes de intervenções cirúrgicas podendo permitir a saída de secreções (intestinal e urinária) que são amparadas pelos equipamentos coletores (bolsas).

Segundo a enfermeira e coordenadora do NEST, Cliciane Furtado, “as atividades foram divididas em dois momentos: com enfermeiros e acadêmicos do projeto de extensão “Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente e Estomaterapia” com simulação realística,  discussões de casos, prevenção de lesão por pressão com utilização de laser e com pacientes e acompanhantes através de blitz nos setores de internação com orientações de cuidados com a estomia de eliminação, troca de equipamento coletor e folders explicativos”, acrescenta.

O ciclo de atualização é mais uma iniciativa voltada para proporcionar uma assistência segura e de qualidade em atenção a saúde do paciente com estomia.

O HUT é vinculado a rede municipal de saúde de Teresina e faz atendimento de urgência e emergência 100% SUS de média e alta complexidade 24 horas.

NEST hut

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4837/estomaterapia-do-hut-realiza-ciclo-de-atualizacao-com-equipes-de-enfermagem-e-acompanhantes