ANIVERSÁRIO

CAPS Infantil municipal completa cinco anos com mais de 92 mil atendimentos

O acesso aos serviços do CASPi se dá mediante demanda espontânea

CAPS Infantil municipal completa cinco anos com mais de 92 mil atendimentos
Fonte: ascom fms

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS) Infantil – CAPSi - completou cinco anos e para comemorar realizou evento com apresentação da orquestra Jovem do Sesc, capoeira, judô, grupo de animação infantil, música com violão e lanche. Em cinco anos a unidade já realizou 92.124 atendimentos a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas e suas famílias de referência dentro da abrangência do território, possibilitando a reorganização social, emocional, educacional, laborativa para a vivência plena da cidadania.

O acesso aos serviços do CASPi se dá mediante demanda espontânea, busca ativa ou encaminhada, sendo que o processo de acolhimento será efetivado mediante triagem realizada por um profissional da equipe multiprofissional com psiquiatra, clínico geral, psicólogo, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, artesão, redutor de danos e técnico de enfermagem.

No local são realizadas atividades como: atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros); atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio; visitas e atendimentos domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias enfocando a integração da criança e do adolescente na família, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de inserção social; desenvolvimento de ações inter-setoriais, principalmente com as áreas de assistência social, educação e justiça; apoio matricial às equipes na atenção básica visando atendimento conjunto em situações complexas que envolve a saúde mental do território área.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4831/caps-infantil-municipal-completa-cinco-anos-com-mais-de-92-mil-atendimentos