TODOS CONTRA O AEDES

“Faxina” visa prevenir criadouros do Aedes aegypti antes da chegada das chuvas

“Faxina” visa prevenir criadouros do Aedes aegypti antes da chegada das chuvas

As equipes de prevenção em saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) intensificaram os trabalhos no Residencial Eduardo Costa, zona Sul, na manhã de hoje, 30 de julho, durante a 30ª edição da “Faxina nos Bairros”, que tem por objetivo acabar com os criadouros do Aedes aegypti, mosquito causador da zika, dengue e chikungunya na capital.

“Estamos aqui neste residencial, que tem saneamento básico e é composto por pessoas jovens, mas que precisa manter a atenção voltada para continuarem sem criadouros do mosquito Aedes aegypti. Nossa meta durante esse período de pouca chuva é fazer a intensificação do trabalho educativo, para quando as chuvas chegarem os bairros de Teresina estarem sem potenciais criadouros e não acumularem água, para o mosquito nem nascer”, afirmou Francisco Pádua, presidente da FMS, que está à frente de todas as “faxinas” que acontecem na cidade.

Em 29 edições da Faxina nos Bairros foram retirados de Teresina o total de 4.096 toneladas de lixo. A atividade é uma parceria entre FMS e Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU), que percorreram todo o Residencial Eduardo Costa neste sábado para retirar das calçadas todo aquele material inservível que estava nos quintais das casas e os moradores desejaram dar destinação correta.

Antes da operação efetiva da Faxina, durante a semana, os moradores estão sendo informados pelos Agentes Comunitários de Saúde para que façam uma faxina dentro de suas casas. A Faxina nos Bairros é mais uma ação no combate ao Aedes aegypti. A FMS continua trabalhando a questão educativa com a realização de palestras e ações em escolas, empresas e outros locais. Estão sendo formados também multiplicadores de informação com a realização dos cursos de capacitação para controle e prevenção de dengue, zika e chikungunya.

• “Faxina” visa prevenir criadouros do Aedes aegypti antes da chegada das chuvas
Faxina nos Bairros fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/480/faxina-visa-prevenir-criadouros-do-aedes-aegypti-antes-da-chegada-das-chuvas