AMAMENTAÇÃO

Semana da Amamentação enfatiza importância do leite materno

É no leite materno que o bebê encontra todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento

Semana da Amamentação enfatiza importância do leite materno

Trazer esclarecimentos para as mães que amamentam é o principal objetivo da Semana Mundial da Amamentação, que em Teresina tem abertura prevista para o dia 2 de agosto, a partir das 8h, na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Paz, na zona Sul de Teresina.

Durante toda a manhã do dia 2 de agosto as mães e gestantes da região da Vila da Paz irão se reunir em prol do bem estar do bebê desde os primeiros dias de vida, por meio da educação em saúde e também participarão de oficina de ordenha, que abordará a importância da doação do leite excedente para ajudar outras crianças que não podem receber o leite da mãe.

“Vamos abrir o evento com uma palestra de uma nutricionista falando da importância da alimentação saudável para as mães que amamentam, além de abordagem de como é importante o aleitamento materno para o quadro nutricional do indivíduo durante toda a vida. Depois haverá uma oficina de ordenha, explicando como fazer a correta retirada do leite que pode ser doado para bancos de leite”, afirma Beth Guerra, enfermeira da UBS Nossa Senhora da Paz.

A amamentação é de extrema importância para a saúde do bebê, pois é no leite materno que ele encontra todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. “Assim que a mãe dá à luz a um bebê, já pode começar a amamentá-lo. Nos primeiros dias após o parto, a mãe produz, em quantidades menores, um leite mais amarelado e mais grosso chamado de colostro. No colostro, a quantidade de anticorpos e células maduras é muito maior do que no leite maduro, o que ajuda na imunização do bebê contra muitos vírus e bactérias que estão no ambiente”, explica Theonas Gomes, nutricionista da da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que irá proferir palestra durante toda a semana volta ao aleitamento materno em Teresina.

A Semana Mundial da Amamentação é importante por ser uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o País.

Segundo o Ministério da Saúde, ter uma semana toda voltada para temáticas sobre amamentação contribui significativamente para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhora da saúde da população infantil e materna.

Na UBS Nossa Senhora da Paz haverá também exposição temática sobre os direitos da mulher que amamenta, shantala (massagem indiana que alivia cólicas e promove uma aproximação entre mãe e filho), e uma sala com serviços de beleza para as mulheres oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Durante toda a semana, Unidades Básicas de Saúde de todas as zonas da cidade estarão realizando ações voltadas para o aleitamento materno, integrando a programação da Semana de Amamentação.

Semana da Amamentação fms UBS Nossa Senhora da Paz

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/478/semana-da-amamentacao-enfatiza-importancia-do-leite-materno