SAUDE MENTAL

FMS participa de atividade do projeto “Saúde Mental não Espera”

FMS mantem rede de atendimento psicossocial nos CAPS e Provida

FMS participa de atividade do projeto “Saúde Mental não Espera”

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) participou da atividade de educação em saúde do projeto “Saúde Mental Não Espera” na tarde de terça-feira (20), na Associação Beneficente São Paulo Apóstolo (ABESPA). O projeto tem como objetivo despertar o cuidado em saúde mental através de práticas educativas.

O evento foi coordenado pela categoria de Serviço Social do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (PRMSFC), em parceria com a coordenadora, Deijanne Sales, da Unidade Básica de Saúde Dr. José Wilson Batista, bairro Vermelha, zona Sul.

A atividade denominada de "Varal da proteção: vista essa camisa", teve como objetivo abordar sobre os principais serviços da rede de apoio e de atenção psicossocial da cidade de Teresina, com o intuito de fortalecer o cuidado em saúde mental.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) oferece atendimento especializado em saúde mental no Provida e nos CAPS.

*Provida - Ambulatório especializado de saúde mental e de prevenção ao suicídio.

Endereço: Rua Álvaro Mendes,1557, Centro- Teresina/PI CEP 64000-060

Funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Primeiro atendimento por demanda espontânea e os demais com agendamento.

*Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) – Podem ser procurados por homens e mulheres maiores de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico. A pessoa pode ir sozinha ou acompanhada devendo, preferencialmente, procurar o CAPS que atende na região onde mora.

O horário de funcionamento dos CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo; atividades comunitárias, oficinas terapêuticas e atendimento para a família (visita domiciliar, grupo de familiares).

Os Centros de Atenção Psicossocial CAPS são divididos em quatro modelos, cada qual com as suas particularidades para atender as necessidades dos pacientes.

*CAPS AD

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras  Drogas

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, n e 2978 -  Bairro Macaúba-Teresina/PI CEP 64016-060.

Fone: 3215-7762

*CAPS Infantil – CAPSi

Centro de Atenção Psicossocial Infantil

Endereço: Rua Coronel Cezar, nº 1566. Bairro: Morada do Sol-Teresina/PI CEP 64055-645

*CAPS II SUL

Centro de Atenção Psicossocial Tipo II- Sul

Endereço: Av. Barão de Gurguia 2913. Bairro Pio XII-Teresina/PI CEP 64018500

*CAPS II LESTE

Centro de Atenção Psicossocial Tipo II-Leste

Endereço: Rua Visconde da Parnaíba, 2435. Bairro Horto Florestal-Teresina/PI CEP 64049570.

*CAPS II SUDESTE

Centro de Atenção Psicossocial Tipo II-Sudeste

Endereço: Rua Poncion Caldas, Bairro Colorado - Loteamento Parque do Sol - Renascença (ao lado da U.B.S Redonda)

*CAPS II CENTRO-NORTE