CAPACITAÇÃO

FMS promove 1º Encontro de Coordenadores e Apoiadores da Atenção Básica

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoverá no dia 3 de agosto, das 7h30 às 18h, o 1º Encontro Teresinense de Coordenadores e Apoiadores da Atenção Básica, no Hotel Água Limpa, localizado na Avenida João XXIII, 1161, Jóquei Club.

“Nosso principal objetivo é dotar os coordenadores e apoiadores de conhecimentos e mecanismos para que eles atinjam o objetivo da Atenção Básica, que é promover saúde com qualidade. Temos que sensibilizar esses profissionais, que são o olhar da gestão em cada Unidade Básica, para que eles fiquem cientes do compromisso e responsabilidade que têm junto às UBS e à população. A finalidade é que todos fiquem bem informados e possam orientar todos os servidores das unidades, orientando as equipes no planejamento, organização e avaliação dos serviços prestados”, afirma Francisco Pádua, presidente da FMS, que fará a abertura do evento.

Ele ressalta ainda que o Encontro de Coordenadores e Apoiadores é uma oportunidade para haver a discussão entre todos os setores que fazem a Fundação Municipal de Saúde, sobre os protocolos e normas. “Temos vários protocolos e instrumentos de monitoramento e queremos chamar a atenção desses profissionais para o cumprimento dessas normas visando sempre o bem estar da população atendida. Será um momento também de discussão sobre a legislação do SUS”, fala.

No dia do evento, a Diretoria de Recursos Humanos realizará palestra às 9h30 sobre gestão e informação. A Diretoria de Administração e Finanças abordará a temática aspectos administrativos às 10h45. A partir das 13h30 a Diretoria de Vigilância em Saúde enfatizará o aspecto das coberturas vacinais e das rotinas e campanhas. A Diretoria de Ações Assistenciais tratará do tema contribuição da gestão para organização do cuidado em saúde a partir das 14h30.

O E-SUS como ferramenta de gestão será discutido e exposto pela Gerência Executiva de Saúde da Regional Centro/Norte, às 15h. “Todos devemos estar atentos à informatização do Sistema Único de Saúde para usarmos a ferramenta para agilizar o trabalho e melhorar as marcações de consulta, por exemplo. Estamos informatizando todas as nossas Unidades de Saúde, os resultados dos exames, os profissionais das salas de vacina estão sendo capacitados, e é preciso que as pessoas responsáveis pela gestão estejam inseridas nesse processo de modernização para melhorar a qualidade do atendimento à população.”, diz Francisco Pádua.

A Gerência de Atenção Básica falará sobre a Gestão da Unidade Básica de Saúde às 15h30. Às 16h30 entra em cena a Gerência de Saúde Bucal, abordando o protocolo de referência e contra referência para os Centros Especializados e rotina de manutenção dos equipamentos odontológicos.

A rotina de manutenção de estoque e dispensação de medicamentos e insumos nas Unidades Básica de Saúde será abordada pela Gerência Farmacêutica às 17h. E às 17h30 uma apresentação cultural encerrará o evento.

Encontro de Coordenadores e Apoiadores ubs fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/477/fms-promove-1-encontro-de-coordenadores-e-apoiadores-da-atencao-basica