SEGURANÇA PACIENTE

Simpósio de Segurança do Paciente é realizado no HUT

Durante dois dias ocorrerão diversas atividades práticas e teóricas no HUT

Simpósio de Segurança do Paciente é realizado no HUT

O Dia Mundial da Segurança do Paciente foi celebrado em 17 de setembro e para reforçar a importância da data, hoje e amanhã (20 e 21 de setembro), a equipe do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) deu inicio ao 1º Simpósio de Segurança do Paciente.

Na abertura, realizou-se um talk show com a temática: metas de segurança como ferramentas para a melhoria da experiência do paciente na internação hospitalar contando com a participação das enfermeiras e gestoras da qualidade: Aline Gomes; Hospital São Marcos, Mariella Ribeiro; Vilar Hospital de Olhos e Roxana Siqueira, Hospital Universitário.

De acordo com Lenier Braga, enfermeira coordenadora do NSP, o objetivo geral da programação é ampliar o envolvimento dos cuidadores com a segurança do paciente e reforçar seu papel na segurança da cadeia medicamentosa. “A administração do medicamento, é um ponto que precisa de muita atenção. Por isso, além da conferência da medicação pelas equipes do Hospital, é imprescindível que o familiar e o paciente também o faça, barrando uma não conformidade. Esse ponto vai ao encontro da campanha: medicação sem danos, da Organização Mundial de Saúde (OMS)”. Disse.

O médico Fábio Marcos, diretor geral da unidade que esteve presente na abertura do evento ressaltou que discussões como estas são imprescindíveis para efetivar a qualificação dos cuidados prestados pelos profissionais do HUT e reduzir danos evitáveis que refletem na prestação de uma assistência segura e de qualidade.

Durante dois dias ocorrerão diversas atividades práticas e teóricas no HUT como apresentação de indicadores, premiações por áreas que mais notificaram incidentes, estações práticas de situações de riscos, além de apresentação de trabalhos científicos relacionados às metas internacionais de segurança do paciente aliadas do cuidado seguro, sendo elas: a identificação segura, comunicação efetiva, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, prevenção de quedas e prevenção de lesão por pressão.

O 1ª Simpósio de Segurança do Paciente do HUT conta com o apoio do Espaço Botânico Bajana.

Fonte: ascom HUT
Tags:
paciente segurança HU

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4768/simposio-de-seguranca-do-paciente-e-realizado-no-hut