Profissionais da saúde participam de capacitação sobre hanseníase

Capacitação vai contemplar profissionais da atenção primária de 9 Unidades Básicas de Saúde

Profissionais da saúde participam de capacitação sobre hanseníase

Teve início nesta segunda-feira (19) e prossegue até o dia 23 próximo a capacitação sobre hanseníase com profissionais da atenção primária de 9 Unidades Básicas de Saúde. Esses profissionais atuam em seis bairros: Água Mineral, Mafrense, Mocambinho, Nova Brasília, Parque Brasil e Santa Maria da Codipi, zona Norte.

A capacitação desta segunda e terça-feira (20) é durante todo o dia na UBS Buenos Aires com a participação de médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e contempla aspectos teóricos da doença.

O projeto é do Ministério da Saúde e surgiu a partir das evidências de expressiva redução no diagnóstico de casos da hanseníase no período da pandemia. Alaíde Alves de Amorim, enfermeira apoiadora da Estratégia Saúde da Família Regional Norte, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), destaca que esse projeto de capacitação visa ampliar a detecção de casos de hanseníase através da busca ativa nas visitas de rotina dos agentes comunitários de saúde.

“O trabalho de visita de rotina às famílias é utilizado Questionário de Suspeição de Hanseníase (QSH) e avaliado os contatos de casos do período entre 2015 a 2019. Na capacitação temos a participação do médico sanitarista Humberto Barreto, que conduz a capacitação, também foi disponibilizado teste rápidos para hanseníase que serão utilizados na capacitação e implantados brevemente na rotina de avaliação dos contatos de casos hanseníase”, diz a enfermeira.

Cronograma da capacitação

19/09 - UBS Buenos Aires – Manhã e tarde – conteúdo teórico

20/09 – UBS Buenos Aires – Manhã e tarde – (pacientes da UBS Água Mineral)

21/09 – UBS Santa Maria da Codipi – Manhã e tarde (UBS Parque Brasil, Parque Wall Ferraz, Monte Alegre e S. maria da Codipi