SETEMBRO AMARELO

Dia 16, FMS realizará o I Seminário de Prevenção do Suicídio

Teresina conta com ambulatório especializado de saúde mental e de prevenção ao suicídio

Dia 16, FMS realizará o I Seminário de Prevenção do Suicídio

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realizará, dia 16, o I Seminário de Prevenção ao Suicídio: O que a gente sente importa, Agir salva Vidas. Dia 5 abriram as inscrições gratuitas para o Minicurso Cuidando de Si e Cuidando do Outro, que contará com certificado de 20 horas. Para se inscrever basta acessar o site www.even3.com.br/valorizeavida.

“Já estamos nas últimas vagas, então quem ainda quiser deve aproveitar, pois são limitadas. Teremos palestra magna com Carlos Aragão, Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB e membro da IASP (International Association for Suicide Prevention). Qualquer pessoa que se interesse pelo tema pode participar”, explica Yago Arêa, da equipe de gerência de saúde mental da FMS. O I Seminário de Prevenção ao Suicídio acontecerá no Auditório do Teatro João Paulo II, bairro Redonda, no horário das 8h às 13h.

Embora os números de suicídio estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a Organização Mundial de Saúde. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

PROVIDA - ambulatório especializado de saúde mental e de prevenção ao suicídio

Endereço: Rua Álvaro Mendes,1557, Centro- Teresina/PI CEP 64000-060

Funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Primeiro atendimento por demanda espontânea e os demais com agendamento.

Centros de Atenção Psicossocial

Teresina conta com os Centros de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. Recursos em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas buscando a ressocialização do indivíduo.

Os CAPS podem ser procurados por homens e mulheres maiores de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida, os pacientes devem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pelo Programa Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode ir sozinha ou acompanhada devendo, preferencialmente, procurar o CAPS que atende na região onde mora.

O horário de funcionamento dos CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grup; atividades comunitárias, oficinas terapêuticas e atendimento para a família (visita domiciliar, grupo de familiares). Os Centros de Atenção Psicossocial CAPS são divididos em quatro modelos, cada qual com as suas particularidades para atender as necessidades dos pacientes.

CAPS AD

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras  Drogas

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, n e 2978 -  Bairro Macaúba-Teresina/PI CEP 64016-060.

Fone: 3215-7762

CAPS Infantil – CAPSi

Centro de Atenção Psicossocial Infantil

Endereço: Rua Coronel Cezar, nº 1566. Bairro: Morada do Sol-Teresina/PI CEP 64055-645

CAPS II SUL

Centro de Atenção Psicossocial Tipo II- Sul

Endereço: Av. Barão de Gurguia 2913. Bairro Pio XII-Teresina/PI CEP 64018500

CAPS II LESTE

Centro de Atenção Psicossocial Tipo II-Leste

Endereço: Rua Visconde da Parnaíba, 2435. Bairro Horto Florestal-Teresina/PI CEP 64049570.

CAPS II SUDESTE

Centro de Atenção Psicossocial Tipo II-Sudeste

Endereço: Rua Poncion Caldas, Bairro Colorado - Loteamento Parque do Sol - Renascença (ao lado da U.B.S Redonda)

CAPS II CENTRO-NORTE