PREVENÇÃO

UBS Estaca Zero realiza Mutirão de Citologia

O exame citopatológico é oferecido pelo Sistema Único de Saúde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina organizou um Mutirão de Citologia na Unidade Básica de Saúde da Estaca Zero. A atividade vai acontecer dia 08 de setembro, de 8h às 11h, e atenderá as mulheres da comunidade já agendadas.

“Teremos também a presença da Fundação Wall Ferraz com corte de cabelo , esmaltação de unhas e muito mais”, explica Ranielly Galvão, coordenadora da regional Sudeste de Saúde. Ela fala ainda que o exame citopatológico é um teste de citologia oncótica de colo uterino e é considerado o melhor procedimento para detectar as primeiras lesões que aparecem, devendo ser realizado de forma rotineira pelas mulheres entre 25 e 64 anos de idade.

O exame citopatológico é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como parte da Atenção Primária à Saúde (APS) e das políticas de saúde da mulher, para realizar o rastreamento, o diagnóstico e o tratamento do câncer de colo uterino. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) os enfermeiros identificam as mulheres elegíveis para a realização do exame, por meio de protocolos de priorização de usuárias, e buscam aquelas que não comparecem, oferecendo suporte e informação.

citologia fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4752/ubs-estaca-zero-realiza-mutirao-de-citologia