PROJETO

FMS lança nesta sexta (19) projeto Consultório na Escola

Projeto terá vinculação direta com a escola durante o ano todo com ações de saúde

FMS lança nesta sexta (19) projeto Consultório na Escola

Nesta sexta-feira (19), às 13h, acontece o lançamento do projeto Consultório na Escola, no CMEI Santa Maria das Vassouras, zona Norte. O projeto tem como tema “Prevenção da violência e promoção da cultura de paz”. Essa ação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é coordenada pela equipe 06 da Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS Santa Maria da Codipi.

Dia 12 deste mês o projeto Consultório na Escola foi implantado na Escola Municipal Mariano Alves de Carvalho, com atividade educativa sobre prevenção da covid e dengue com a participação de mais de 140 alunos.

A enfermeira Livia Maria Mello explica que é uma ação para atender estudantes com ações de saúde. “É um projeto para ter vinculação direta com a escola durante o ano todo para avaliar os alunos com procedimentos de saúde e realizar educação em saúde. Os estudantes terão atividades de acompanhamento de peso e altura, da acuidade auditiva e visual, atualização do calendário vacinal e ações de práticas corporais para desenvolvimento da criança”, diz.

Esse projeto será desenvolvido em três escolas pela Equipe 06 da Unidade Básica de Saúde Santa Maria da Codipi, com a participação de Lívia Maria Mello (enfermeira), Amaury Dourado (médico), Maria Ildene de Oliveira (dentista), Mayara Félix (técnica de Enfermagem), Nayla Rocha (técnica de enfermagem da vacina), Regina Mesquita, Walflânia Viana e Maria das Graças Silva (agentes comunitárias de saúde). Serão atendidos estudantes da Escola Municipal Mariano Alves de Carvalho - 590 alunos, CMEI Santa Maria das Vassouras - 149 alunos e Unidade Escolar Tenente Araújo - 137 alunos.

A articulação entre escola e rede básica de saúde é a base do Programa Saúde na Escola (PSE). O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. “Com este projeto tentamos garantir sua implementação, sustentabilidade e qualidade”, dia a enfermeira Livia Mello.

Fonte: ascom FMS
saude fms e escola consultorio

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4729/fms-lanca-nesta-sexta-19-projeto-consultorio-na-escola