UBS ZONA NORTE

UBS da zona Norte realizam ações do projeto Teresina Acolhe, Teresina Cuida

Atividades acontecem neste mês de agosto com atendimento à população da zona Norte

UBS da zona Norte realizam ações do projeto Teresina Acolhe, Teresina Cuida
Fonte: Ascom FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza atividades neste mês de agosto com atendimento à população da zona Norte como parte do projeto Teresina Acolhe, Teresina Cuida. Nesta quarta-feira (17) acontece o Dia D Ação em Saúde durante todo o dia na UBS Nova Teresina. Pela manhã aconteceram nas UBS Buenos Aires e Parque Brasil com atividade voltada para hipertensos e diabéticos, atividade educativa sobre hábitos saudáveis; aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

Em algumas UBS tem ações com testes rápidos de várias doenças, vacinação contra a pólio e atualização do calendário vacinal para crianças de 6 meses a 15 anos, palestras sobre doenças crônicas como hipertensão e diabetes, saúde bucal, solicitação de exames de rotina e informações sobre vida saudável.

A coordenadora da Regional Norte da Atenção Básica da FMS, Gardene Lacerda, informa que são serviços que reúnem equipes profissionais com os agentes do Estratégia Saúde da Família que orientam as pessoas a procurarem atendimento nessas datas e nessas UBS. “Temos o planejamento de ações e com esse projeto Teresina Acolhe, Teresina Cuida é um incremento para o alcance das metas, a inclusão de atividades interativas envolvendo os usuários da demanda espontânea e os agendados”, diz.

Programação

Nos dias 17 e 18 na UBS Jacinta I tem Mutirão de Citologia tem Mutirão Hiperdia onde serão oferecidos atendimentos de verificação de pressão arterial, peso, índice de massa corporal e exposição dialogada sobre saúde bucal. Dia 17 na UBS Monte Verde tem Mutirão de Citologia.

Nos dias 17, 18 e 19 na UBS Parque Brasil tem atividades. Dia 17 atendimento a hipertensos e diabéticos, atividade educativa sobre hábitos saudáveis, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, solicitação de exames de rotina. Dias 18  e 19 são atividades educativas sobre saúde da mulher e mutirão de citologia.

Nos dias 18 e 19 na UBS Poti Velho tem dia 18 consulta extra muro ( fora da UBS) e 19 são atividades com gestantes e puérperas. Dias 18 e 19 na UBS  Parque Brasil tem atividade educativa sobre saúde da mulher e mutirão de citologia.

Dia 19, na UBS Nova Brasília, acontece o mutirão Hiperdia e bate papo sobre mitos e verdade sobre a amamentação e no dia 30 tem atendimento com testes rápidos de hepatites B, C, HIV e sífilis. Também dia 19 na UBS Cidade Verde tem ações com o tema Vivendo ativamente com a hipertensão e diabetes. Dias 19 e 23 na UBS Memorare tem ação no dia 19 com Citologia Um olhar voltado para a saúde da mulher e dia 23 tem acompanhamento de hipertensos e diabéticos.

Dia 22 na UBS Dois Irmãos tem mutirão de citologia. Dia 22 na UBS Ceci Fortes tem equipes focadas para busca de atualização da Vitamina A, dia  25 atendimento exclusivo e especial para gestantes com palestras sobre os cuidados na gravidez e durante todo esse mês as equipes estarão visitando as escolas com palestras sobre os cuidados com higiene bucal e distribuição de materiais. Dia 11 teve aula de Yoga Dance e palestra sobre os cuidados da mulher.

Dia 23 na UBS Jacinta II tem Mutirão para Gestantes e Hipertensos. No dia 22 tem pela manhã e tarde ação com hipertensos e diabéticos, no dia 24 tem pela manhã prevenção do câncer do colo do útero e dia 26 pela manhã tem ação com crianças e adolescentes até 15 anos.

Dia 23 na UBS Real Copagre com manhã de ação com gestantes. Dia 22, manhã e tarde, tem ação com hipertensos e diabéticos. Dia 24 tem manhã de prevenção do câncer do colo do útero e dia 26 uma manhã de ação com crianças e adolescentes até 15 anos. Dia 24 na UBS Adelino Matos tem ações de prevenção ao AVC. Dias 23 e 30 na UBS Água Mineral tem mutirão de hipertensão e diabetes. Esse mutirão já aconteceu nos dias 2 e 9. No dia 15 na UBS Santa Maria da Codipi teve o ambulatório masculino.

Nos dias 25, 26, 29 e 30 as ações acontecem na UBS Boa Hora. No dia 25 é com Dia D de acompanhamento aos hipertensos e diabéticos, dia 26 tem o Programa Saúde na Escola, dia 29 será palestra sobre a alimentação infantil e 30 terá palestra sobre aleitamento materno.

Dia 26 na UBS Mocambinho tem manhã e tarde o Mutirão de Hiperdia e no dia 31 na UBS Parque Wall Ferraz tem também mutirão de Hiperdia.

Fonte: FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4726/ubs-da-zona-norte-realizam-acoes-do-projeto-teresina-acolhe-teresina-cuida