HUT

HUT tem 17 leitos de UTI credenciados pelo Ministério da Saúde

A homologação fortalece a sequência de amplo atendimento a pacientes adultos potencialmente graves

HUT tem 17 leitos de UTI credenciados pelo Ministério da Saúde
Fonte: Ascom HUT

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), maior emergência pública da região, vinculado a Fundação Municipal de Saúde (HUT) recebeu a homologação do Ministério da Saúde para o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI 04) 

O credenciamento de 17 leitos foi autorizado pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e oficializado no Diário Oficial da União através da portaria nº 3.209, publicada no último dia 04 de agosto. 

“Fizemos adequações na estrutura física, agregamos equipamentos adquiridos durante a pandemia aos que a unidade já dispunha e tudo que a Secretaria e a Vigilância do Estado exigem para que se tenha os leitos”. Destacou a enfermeira Silvia Alcântara, gerente do antigo posto 10, agora UTI 04.

A homologação fortalece a sequência de amplo atendimento a pacientes adultos potencialmente graves, a UTI 04 do HUT é habilitada como tipo II onde constam os critérios e estrutura aceitáveis para atendimento de gravidade e entre os principais motivos de internação estão usuários com condições clínicas (AVC isquêmicos, insuficiência renal), traumas, neurológicas e cardiológicas. 

Fábio Marcos, diretor geral do HUT, explica que “Esses leitos já estavam sendo utilizados. Contudo, faltava um registro por parte do SUS como sendo de terapias intensivas, de forma que o custo de cada leito fosse readequado e o subsídio financeiro proporcionará melhora na administração, no que diz respeito à compra de insumos, medicamentos e outras aquisições”. 

O recurso mensal que será acrescido pela habilitação desses leitos é de R$ 306.000,00, o credenciamento melhora a manutenção do fluxo de recursos do hospital, garantindo atendimento a tantos pacientes que nos buscam diariamente. Enfatiza Dora Soares, gerente de faturamento do Hospital.

Atualmente o HUT possui 368 leitos, divididos em: 270 enfermarias adulto, 38 enfermarias pediátrica, 17 leitos semi intensivos, 33 leitos de UTI adulto e 10 infantil.

Tags:
hut fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4722/hut-tem-17-leitos-de-uti-credenciados-pelo-ministerio-da-saude