DADOS

Teresina registra queda de 92% nos casos de dengue

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da FMS realiza trabalho em Teresina

Os números de casos de dengue em Teresina registram queda há seis semanas de acordo com o Boletim Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde. Na Semana de número 31, segunda do mês de agosto, a redução foi de 92% comparando com a primeira semana do mês.

Os dados sobre os números de casos de arboviroses (dengue, ZiKa e Chikungunya em Teresina são analisados semanalmente pela Diretoria de Vigilância em Saúde. Na segunda semana de agosto (boletim do dia 12) foram notificados sete casos e na primeira do mês (boletim dia 05) foram notificados 92 casos.

Na última semana de julho a redução de casos foi de 80% segundo dados do Boletim Epidemiológico (BE) de 29 de julho, da Semana Epidemiológica 29, com 12 novos casos de dengue, comparado com os 59 casos notificados na (SE) 28.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, avalia que as ações em conjunto com diversos órgãos foram fundamentais para essa redução. “Tivemos a colaboração de equipes do 25 BC, ações de limpeza nos bairros, principalmente na zona Norte que tinha mais casos, fizemos a pulverização com bombas costais e carro fumacê e a população recebe orientações sobre os cuidados para não ter criadouros dos mosquitos. Temos também o fator de que não estamos mais no período das chuvas o que facilita conter os casos de dengue”, diz.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da FMS realiza o trabalho em Teresina com os agentes de endemias que percorrem toda a cidade para identificar locais que possam acumular água e para orientar a população.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4721/teresina-registra-queda-de-92-nos-casos-de-dengue