COMBATE AO MOSQUITO

Em 28 edições, faxina nos Bairros recolhe mais de 4075 toneladas de lixo

A última faxina foi no Residencial Wilson Martins, região do Vale do Gavião (zona Leste)

Em 28 edições, faxina nos Bairros recolhe mais de 4075 toneladas de lixo

Na luta contra o Aedes aegypti, transmissor da chikungunya, zika e dengue, é preciso priorizar a limpeza para evitar a formação de criadouros do mosquito. Este é o objetivo da operação Faxina nos Bairros, que em 28 edições já recolheu mais de 4075 toneladas de lixo em toda a cidade.

A cada sábado, a Faxina visita um bairro diferente. Na última semana, foi a vez do Residencial Wilson Martins, na região do Vale do Gavião (zona Leste). As equipes de limpeza da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Leste, que atuam em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), recolheram um total de 35,44 toneladas de lixo residencial e capina nas ruas.

Segundo o presidente da FMS, Francisco Pádua, a atividade do próximo sábado (23) será na zona Sudeste da capital, na região do Parque Itararé (Parque Ideal). “Durante a semana, os moradores serão informados pelos Agentes Comunitários de Saúde para que façam uma faxina dentro de suas casas e recolham todo o material inservível com potencial de se tornar criadouro do mosquito da dengue, inclusive os de grande porte que não podem ser recolhidos pela coleta de rotina”, informa ele. “No sábado, eles devem depositar este lixo em suas portas e as equipes de limpeza farão o recolhimento”, diz.

Além da limpeza e recolhimento de lixo, no sábado os agentes de endemias da Gerência de Zoonoses da FMS realizam visitas de porta em porta para esclarecer a população sobre os perigos da dengue, zika e chikungunya e o que pode ser feito para se prevenir, além de fazer uma vistoria e convidar para a faxina. "A população tem contribuído com nosso trabalho, mas precisamos alertar aquela parcela de pessoas que ainda não se preocupam com a limpeza de suas residências, pois mesmo uma tampinha de garrafa descartada incorretamente pode se tornar um criadouro do mosquito e propiciar o surgimento de doenças", explica Francisco Pádua.

A Faxina nos Bairros é mais uma ação no combate ao Aedes aegypti. A FMS continua trabalhando a questão educativa com a realização de palestras e ações em escolas, empresas e outros locais. Estão sendo formados também multiplicadores de informação com a realização dos cursos de capacitação para controle e prevenção de dengue, zika e chikungunya.

faxina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/472/em-28-edicoes-faxina-nos-bairros-recolhe-mais-de-4075-toneladas-de-lixo