UBS Santa Maria da Codipi realiza ambulatório masculino véspera de feriado

No ambulatório masculino são ofertadas consultas médicas, de enfermagem, vacinação

UBS Santa Maria da Codipi realiza ambulatório masculino véspera de feriado
Fonte: Ascom FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai oferecer atendimento exclusivo para homens no ambulatório masculino da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Santa Maria da Codipi (zona Norte), no dia 15 de agosto de agosto. O acesso aos serviços é sem agendamento para pessoas do sexo masculino com idade entre 20 e 59 anos no horário das 7 às 19h. Esse serviço faz parte da ação do aniversário da cidade “ Teresina acolhe, Teresina cuida”.

No ambulatório masculino serão ofertadas consultas médicas, de enfermagem, vacinação, realização de exames, verificação de peso, altura, pressão e encaminhamento para especialidades, além de atividades educativas.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, enfatiza que os serviços do ambulatório masculino são para incentivar os homens a cuidarem mais e melhor da saúde. “Sabemos que existem dificuldades para muitos homens procurarem atendimento de saúde e até uma certa resistência, como é um feriado certamente teremos muitos atendimentos por estarmos oferecendo vários tipos de atendimento no mesmo local”, acredita.

A coordenadora da Regional Norte da Atenção Básica da FMS, Gardene Lacerda, informa que os serviços estarão disponíveis para as pessoas do sexo masculino de toda a área da Grande Santa Maria. “A população masculina também precisa cuidar da saúde e no dia 16 será atendida com os vários serviços como consultas, vacinas, exames e já temos bons resultados com os atendimentos no ambulatório masculino realizado uma vez por mês”, fala.

Para a enfermeira da UBS Santa Maria, Lívia Maria Mello Viana, toda a equipe envolvida nesse trabalho está satisfeita com os resultados alcançados. “São vários profissionais envolvidos e estamos observando mais atendimentos a cada vez que disponibilizamos os serviços o que deixa a equipe motivada e satisfeita”, fala.

Ambulatório Masculino

O ambulatório masculino na UBS Santa Maria funciona uma vez por mês e no último dia 3 de agosto foram 18 atendimentos entre consultas médicas, de enfermagem e vacinação. O projeto Ambulatório Masculino conquistou a premiação de melhor experiência do Estado do Piauí, na 17ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, durante o XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceu de 12 a 15 de julho deste ano, em Campo Grande (MS).

O projeto do ambulatório masculino é desenvolvido pela equipe 06 da Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS da Santa Maria da Codipi. Tem autoria de Livia Maria Mello Viana e coautoria de Bárbara Pinheiro Gama, Regina Lúcia Silva de Mesquita, Walflânia Keila Viana e Maria das Graças Oliveira da Silva. “O projeto do ambulatório é desenvolvido toda primeira quarta-feira de cada mês, no turno da tarde, com ações em uma sala de espera apenas para os homens, realizamos atividades de educação em saúde com temas específicos do universo masculino, além das consultas, vacinação e realização de exames”, cita a enfermeira Livia Maria Mello Viana.

Esses atendimentos fazem parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) e tem como principal objetivo promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos; com o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de mortalidade por causas preveníveis e evitáveis.

fms UBS da Santa Maria da Codipi

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4714/ubs-santa-maria-da-codipi-realiza-ambulatorio-masculino-vespera-de-feriado