FAXINA NOS BAIRROS

Residencial Wilson Martins recebe 28ª edição da Faxina nos Bairros

Residencial Wilson Martins recebe 28ª edição da Faxina nos Bairros

Na manhã de hoje (16), foi realizada mais uma etapa da operação "Faxina nos Bairros". Em sua 28ª edição, a atividade foi realizada no residencial Wilson Martins, região do Vale do Gavião (zona Leste). O objetivo é eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

A Faxina é resultado de uma parceria entre Fundação Municipal de Saúde (FMS), Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Leste e comunidade. Durante toda a semana que a antecede, agentes de saúde percorrem o local fazendo um trabalho de educação em saúde junto aos moradores, para que eles juntem todo o material inservível, que possa acumular água e que não é recolhido pela coleta de lixo domiciliar rotineira, e coloquem na calçada no sábado, quando esse material será recolhido pelas equipes de limpeza.

"A população tem contribuído com nosso trabalho, mas precisamos alertar aquela parcela de pessoas que ainda não se preocupam com a limpeza de suas residências, pois mesmo uma tampinha de garrafa descartada incorretamente pode se tornar um criadouro do mosquito", explica o presidente da FMS Francisco Pádua. Este é o problema de Maria do Socorro Santos e sua vizinha, que moram em casas sem muro. A dona de casa conta que, como sua vizinha trabalha o dia inteiro e não tem tempo, ela se encarrega de limpar o quintal de ambas. Porém, pessoas da vizinhança acabam jogando lixo no quintal. "Eu cuido porque não quero que ninguém da minha família adoeça, mas os outros precisam ajudar", diz ela.
Para isso, além da limpeza e recolhimento de lixo, o sábado da faxina também é dia de trabalho educativo: os agentes de endemias realizam visitas de porta em porta para esclarecer a população sobre os perigos da dengue, zika e chikungunya e o que pode ser feito para se prevenir, além de vistoriar recipientes que os moradores usam para estocar água para consumo, como baldes e caixas d'água.

A Faxina nos Bairros é mais uma ação no combate ao aedes aegypti. A FMS continua trabalhando a questão educativa com a realização de palestras e ações em escolas, empresas e outros locais. Estão sendo formados também multiplicadores de informação com a realização dos cursos de capacitação para controle e prevenção de dengue, zika e chikungunya.

fms dengue zika chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/471/residencial-wilson-martins-recebe-28-edicao-da-faxina-nos-bairros