COE

COE-FMS passa a monitorar também monkeypox

Desde 2020, o COE-FMS monitora os indicadores epidemiológicos da COVID-19

O Comitê de Operações Emergenciais da Fundação Municipal de Saúde de Teresina passará a monitorar também os indicadores e os casos da chamada “varíola dos macados”. O primeiro caso da doença no Estado foi confirmado nesta semana, correspondente a um paciente residente no município Batalha, mas que adquiriu a infecção em outro país. Até o momento, quatro casos suspeitos de “monkeypox” já foram notificados em Teresina – nenhum confirmado.

De acordo com o infectologista do COE-FMS, Dr. Walfrido Walmito: “Em 23 de julho a Organização Mundial de Saúde declarou que a situação da varíola dos macacos se configura como emergência de saúde pública de interesse internacional; ontem, os Estados Unidos declarararam emergência de saúde por causa da doença”.

Desde 2020, o COE-FMS monitora os indicadores epidemiológicos da COVID-19 e subsidia a gestão municipal nas tomadas de decisão em saúde pública. O comitê é composto profissionais de diversas áreas, como: infectologia, virologia, enfermagem, saúde pública e análise de sistemas de informação.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4709/coe-fms-passa-a-monitorar-tambem-monkeypox