TERESINA

Mais de 4 mil toneladas de lixo já foram recolhidas durante operação de limpeza

Em 27 edições as equipes de limpeza as SDU's recolheram 4.040 toneladas de lixo

A operação de limpeza da cidade continua neste sábado, 16, com a 28ª edição da Operação Faxina nos Bairros. A ação visa diminuir os casos de dengue, zika e chikungunya causados pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em locais que acumulam água. Desta vez a faxina será na zona Leste da capital, no Residencial Wilson Martins, Vale do Gavião. As equipes que trabalharão na ação irão se concentrar a partir das 8h na creche localizada na rua 14.

Em 27 edições as equipes de limpeza as Superintendências de Desenvolvimento Urbano recolheram 4.040 toneladas de lixo de Teresina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegypti em toda a cidade, desde dezembro de 2015. Ontem, 13 de julho, foi realizada mais uma reunião do Comitê de Mobilização Comunitária contra dengue, zika e chikungunya, no auditório da instituição, na qual foi realizada uma prestação de contas das ações realizadas pelo grupo no período de janeiro a junho deste ano.

Além disso, a FMS continua trabalhando a questão educativa com a realização de palestras e ações educativas em escolas, empresas e outros locais. A FMS está formando também multiplicadores de informação com a realização dos cursos de capacitação para controle e prevenção de dengue, zika e chikungunya.

E esta época de férias, também tempo de viajar, a Fundação Municipal de Saúde alerta para alguns cuidados que devem ser tomados para evitar acúmulo de água parada e a possível proliferação do Aedes aegypti. “Antes de viajar devemos checar se os ralos de banheiros e as caixas d'água estão hermeticamente fechados, além de nos certificarmos de que no quintal de nossas casas não ficarão objetos que acumulem água”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Todos também precisam ficar atentos ao acúmulo de água parada em calhas, materiais de construção, pneus, garrafas e materiais descartáveis espalhados pelos espaços livres de suas casas. “Mesmo uma tampinha de garrafa pode se tornar foco do mosquito, por isso devemos estar bem atentos”, enfatiza Amariles Borba.

Faxina nos Bairros Teresina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/470/mais-de-4-mil-toneladas-de-lixo-ja-foram-recolhidas-durante-operacao-de-limpeza