CAPACITAÇÃO

Servidores do HUT participam de treinamento no Hospital Beneficência Portuguesa

Oito técnicos de enfermagem serão treinados no projeto de capacitação em Suporte Básico de Vida

Servidores do HUT participam de treinamento no Hospital Beneficência Portuguesa
Fonte: Ascom HUT

Por meio do Proadi SUS do Ministério da Saúde em aliança com o hospital da Beneficência Portuguesa (BP) em São Paulo, oito técnicos de enfermagem do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) serão treinados no projeto de capacitação em Suporte Básico de Vida, bagagem fundamental para profissionais que atuam no atendimento de emergências, como as paradas cardiorrespiratórias.

Existem evidências sobre a redução da mortalidade em vítimas de Parada Cardiorrespiratória (PCR) que receberam, de maneira imediata, as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Este projeto promove a qualificação de técnicos em enfermagem que terão grande potencial de salvar mais vidas, por isso o esforço da Unidade de Educação Continuada junto a Sesapi para disponibilizar essas vagas para o HUT, enfatiza Viviane Alves, chefe da Unidade.

Em Teresina o HUT é a única unidade assistencial pública 100% SUS selecionado a participar do programa.
Beatriz Carvalho, membro do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) recebeu a capacitação na 11ª turma nessa semana.

“Passamos por cinco estações de prática em uso de desfibrilador portátil, medicamentos e suporte de vida e ao retornar a Teresina iremos disseminar esse conhecimento para a equipe na urgência”, comenta, Beatriz.
Participarão das próximas turmas as técnicas de enfermagem do HUT: Iolanda Marques, Roseli Dias, Ricardo dos Santos, Rosangela Pereira, Mara Nayane, Juçara Oliveira, Diana Matos e Wendel Marcos.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) tem o propósito de apoiar e aprimorar o SUS, o HUT, maior unidade de assistência de alta complexidade de urgência e emergência, da região entre rios integra o Proadi desde 2021. Entre os principais benefícios, destaca-se a qualificação de profissionais, gestão do cuidado e melhoria da gestão pública.

“Iniciativas como essas são importantes, já que temos que aprimorar cada vez mais o acolhimento dos pacientes. É um valor do HUT melhorar a humanização e atender com qualidade os usuários SUS”, disse o diretor geral da unidade vinculada a rede municipal, Fábio Marcos.

Fonte: ASCOM HUT
hut fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4695/servidores-do-hut-participam-de-treinamento-no-hospital-beneficencia-portuguesa