LEAN

Pesquisador da UFF visita UPA Promorar e confere implantação do projeto Lean

Durante a visita, os profissionais da UPA Promorar apresentaram os indicadores das melhorias desde que o projeto foi iniciado

Pesquisador da UFF visita UPA Promorar e confere implantação do projeto Lean
Fonte: FMS

A UPA do Promorar está avançando na implantação do projeto Lean, que visa melhorar o fluxo de atendimentos das urgências, otimizando o atendimento, reduzindo o tempo de espera e melhorando a qualidade do serviço. Na tarde de ontem (26), a unidade recebeu a visita do professor Robisom Calado, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que acompanhou de perto os avanços.

Durante a visita, os profissionais da UPA Promorar apresentaram os indicadores das melhorias desde que o projeto foi iniciado, e guiaram o professor para uma visita in loco às instalações, onde ele pôde conhecer novo fluxo criado com as ferramentas do projeto.   

A diretora de enfermagem da UPA, Marcele Leal, listou algumas das melhorias trazidas pelo Lean. “Com o levantamento dos indicadores da unidade podemos observar que 70% dos atendimentos são de pacientes classificados como verde ou azuis – de menor gravidade”. Ela conta que a solução foi fazer a separação dos consultórios médicos de acordo com esses pacientes. “Foram criados dois consultórios: um fast track que é para atendimento desses casos, e o outro para atendimento de pacientes amarelos e laranjas, de maior gravidade e que consequentemente precisam de um atendimento mais demorado, pois em sua maioria demandam exames e solicitação de regulação para internação”, relata a diretora.

Outra melhoria foi a separação do fluxo das salas de medicações para dar celeridade no atendimento e evitar a formação de filas. “Criamos também uma farmácia satélite, que fica no térreo próximo à sala de medicações, o que reduz em tempo de deslocamento e consequentemente agiliza o atendimento, já que o profissional não precisa subir ao primeiro andar onde fica a farmácia principal”, relata Marcele Leal.

Houve ainda uma otimização do fluxo na ida de exames ao Laboratório Raul Bacellar, de modo que as amostras sejam encaminhadas ao laboratório a cada 2 horas e permite que o resultado venha o mais rápido possível, o que contribui na definição das condutas a serem tomadas.

Projeto Lean na UPA é uma iniciativa do Ministério da Saúde conduzido pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em Teresina, ele já foi implementado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em sua primeira etapa, chamada Lean nas Emergências. Esta fase vai beneficiar mais de 50 UPAs em todo o Brasil, e em Teresina todas as unidades estão sendo beneficiadas.

O termo Lean significa “enxuto”. O nome do projeto origina-se de uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota, para administrar a produção industrial e trabalha para melhorar processos com base no tempo, assegurando fluxos contínuos e eliminando desperdícios e atividades de baixo valor agregado, agora adaptada à prática hospitalar.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4690/pesquisador-da-uff-visita-upa-promorar-e-confere-implantacao-do-projeto-lean