SAÚDE DO HOMEM

Unidades Básicas de Saúde mantêm programa voltado à saúde do homem

Por meio de ações educativas, a equipe ESF procura incentivar os homens a visitar o médico

Unidades Básicas de Saúde mantêm programa voltado à saúde do homem

Amanhã (15), é Dia Nacional do Homem. A data tem como principal objetivo chamar a atenção da classe masculina para se cuidar e dar mais atenção à sua própria saúde. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém programas de incentivo à prevenção para esta faixa da população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) – o Programa Saúde do Homem.

Estatísticas apontam que os homens vivem em média sete anos a menos que as mulheres. “Isso ocorre porque a cultura masculina é de buscar apenas a medicina curativa, esquecendo-se dos serviços de promoção à saúde e prevenção das doenças”, conta Robespierre Bastos, médico responsável pelo programa na UBS Vale do Gavião. “Quando falamos em prevenção, geralmente só se pensa em câncer de próstata, mas a saúde do homem é muito mais que isso, e envolve uma série de cuidados para evitar males comuns como diabetes, hipertensão e muitos outros”, explica ele.

Por meio de conversas e ações educativas, a equipe Estratégia Saúde da Família procura incentivar os homens a visitar o médico. Existe ainda o programa Pré-Natal Masculino, que convida os pais a visitar a UBS em companhia de suas parceiras gestantes e, na oportunidade, realizar suas próprias consultas.

Robespierre Bastos explica como se dá a consulta de saúde do homem. “Na primeira visita pedimos uma bateria de exames: hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia e insulina. A aferição arterial também é muito importante, assim como verificação de peso e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Para os fumantes indicamos o exame de função pulmonar”, diz.

É recomendada também a pesquisa de antígeno de superfície do vírus da hepatite B, além do teste para detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e do vírus da hepatite C. “Também realizamos encaminhamento para consultas especializadas quando necessárias”, conta o médico. Por fim, ele é encaminhado para receber as vacinas recomendadas ao público adulto – hepatite B, dupla adulto, tríplice viral e febre amarela.

O médico tem ainda uma conversa com o paciente sobre a adoção de hábitos saudáveis para manutenção de sua qualidade de vida. “Tentamos alertá-lo sobre a importância de manter hábitos saudáveis como prática de atividade física pelo menos 30 minutos por dia, alimentação balanceada, sexo sempre com camisinha e não fumar”, afirma.

O resultado do trabalho tem sido satisfatório para a equipe. “Uma vez que se conscientizam, eles passam a se preocupar com a saúde, e frequentam a UBS com regularidade”, diz Robespierre Bastos. “O resultado disso é o aumento no número de diagnósticos e tratamentos precoces de doenças, contribuindo assim para a melhoria da saúde da população masculina”, finaliza.

O Dia Nacional do Homem é comemorado em 15 de Julho por conta de uma iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. O mês foi escolhido devido à chegada do homem à Lua, no ano de 1969, como uma forma de marco.

fms saúde do homem

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/469/unidades-basicas-de-saude-mantem-programa-voltado-a-saude-do-homem