PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

Núcleo de Prevenção do Suicídio prepara a elaboração de plano municipal

O Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS) iniciou os trabalhos para a elaboração do Plano Municipal de Prevenção do Suicídio. Na próxima sexta (15), a partir das 10h, os participantes realizam mais uma reunião para discutir o tema.

O NEPS foi criado em setembro de 2015, com o objetivo de analisar a problemática do suicídio e desenvolver ainda mais políticas públicas de prevenção. “Nós vamos fazer inicialmente estudos de como estão funcionando os trabalhos de prevenção ao suicídio em toda Teresina, seja iniciativa pública ou particular. Depois desse estudo traçaremos as estratégias mais cabíveis para focarmos melhor na prevenção e educação em saúde relacionada à temática suicídio para que escolas, organizações e poder público sejam multiplicadores das informações”, explica Mayra Melo, da Gerência de Atenção Psicossocial da FMS.

Para este estudo, serão distribuídos questionários nas secretarias estaduais e municipais. “Vamos perguntar sobre as ações de prevenção ao suicídio que já foram desenvolvidas em cada um desses planos, entre outras questões. As informações serão analisadas para guiar a elaboração do Plano”, conta Mayra Melo. O cronograma de visitas para a aplicação será definido na próxima reunião, que ocorre quinzenalmente.

O Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio tem três objetivos: estabelecer ações de prevenção, manejo na crise e na tentativa de suicídio, além da posvenção, que são ações, atividades, intervenções, suporte e assistência para aqueles impactados por um suicídio completo (ou seja, os sobreviventes), bem como de pessoas que passaram por tentativa mal sucedidas. “É uma ferramenta reconhecida mundialmente como um componente importante no cuidado da saúde mental dessas pessoas”, diz Mayra Melo.

O NEPS entra para a gama de ações que a FMS tem desenvolvido para a prevenção ao suicídio, como a capacitação permanente; ampliação da estrutura e do acesso a rede ambulatorial; aumento do quadro de profissionais dentro dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ações de matriciamento que favoreceram a  interligação das redes: saúde, educação, assistência social e cultura e a implantação do Ambulatório Especializado de Valorização da Vida e prevenção do Suicídio – PROVIDA.

O núcleo é composto pelas seguintes entidades: Gerência de Atenção Psicossocial; Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis da FMS; Ambulatório Especializado de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio – PROVIDA; Gerência de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI); Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí; Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí; Associação de Psiquiatria do Piauí; Centro de Valorização da Vida de Teresina – CVV; Ação Social Arquidiocesana de Teresina – ASA ; Câmara Municipal de Teresina e Instituto Antrophos.

fms suicídio reunião

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/468/nucleo-de-prevencao-do-suicidio-prepara-a-elaboracao-de-plano-municipal