COMBATE AO MOSQUITO

Com foco em limpeza e educação, Faxina nos Bairros acontece no Monte Alegre

O bairro Monte Alegre, na zona Norte de Teresina, foi o local escolhido para a 27ª edição da Faxina nos bairros, operação que tem como objetivo reduzir os casos de dengue, zika e chikungunya na capital por meio da educação e eliminação dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças. A realização é da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Norte.

A atividade de hoje (09) fecha a grande região do Monte Alegre, Monte Verde e Leonel Brizola, bairros vizinhos que já foram contemplados por edições anteriores da faxina. Durante toda a semana que a antecede, agentes de saúde percorrem o local fazendo um trabalho de educação em saúde junto aos moradores, para que eles juntem todo aquele material inservível, que possa acumular água e que não é recolhido pela coleta de lixo domiciliar rotineira, e coloquem na calçada no sábado, quando esse material será recolhido pelas equipes de limpeza.

Além da limpeza e recolhimento de lixo, no sábado os agentes de endemias realizam visitas de porta em porta para esclarecer a população sobre os perigos da dengue, zika e chikungunya e o que pode ser feito para se prevenir. “A gente tem reforçado as orientações em nossas visitas diárias, e hoje entramos mais uma vez nas casas e entregamos panfletos, tiramos dúvidas”, conta o agente de endemias Antônio Igreja, responsável pela área. “Muitos moradores colaboram e até repassam o que aprenderam para seus vizinhos”, completa ele.

Segundo Adriana Valadares, diretora Regional de Saúde Centro/Norte, o trabalho de limpeza esta semana foi iniciado com antecedência, e seguirá nos próximos dias. “Hoje, estamos fazendo o quadrante das ruas Amadeus Paulo e Rosana Neris, mas se o seu lixo não for recolhido hoje, não se preocupe que até no máximo quinta-feira a região será toda ‘faxinada’”, esclarece ela.

“Todo mundo está gostando desta faxina”, disse o morador Jean Anderson Viana. “Eu já ando atendo às coisas na minha casa, cobrindo objetos que acumulam água do quintal, mas agora que recebi o panfleto eu vou ler direitinho e tomar ainda mais cuidado”, afirma ele.

Além da faxina, a FMS tem realizado ações educativas, como o treinamento de multiplicadores para repassar informações em escolas, empresas e outros órgãos. “A melhor forma de combater o Aedes aegypti é não deixar o mosquito nascer, por isso estamos focados na prevenção", explica o presidente Francisco Pádua.

fms faxina dengue zika chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/464/com-foco-em-limpeza-e-educacao-faxina-nos-bairros-acontece-no-monte-alegre