IMPLANTAÇÃO

Projeto Lean vai levar organização e melhoria no atendimento aos hospitais de Teresina

Os gestores dos hospitais foram apresentados às ferramentas do projeto e a partir de agora iniciam sua aplicação no dia a dia

Fonte: Ascom FMS

Os hospitais municipais estão implantando o projeto Lean, metodologia que trata da organização e melhoria na gestão dos serviços de saúde. Em reunião ocorrida hoje (14) no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS), os gestores das unidades foram apresentados às ferramentas do projeto e a partir de agora iniciam sua aplicação no dia a dia.

O projeto Lean ajuda os profissionais em questões desde a gestão até o atendimento, formas de abordar o paciente, como diminuir filas e como gerir uma unidade de saúde, aumentando a eficiência das equipes. A metodologia japonesa adota valores como organização, disciplina e evitar o desperdício, seja de tempo ou recursos. “Através do Lean podemos agilizar o atendimento, aproveitando melhor os espaços e o tempo e diminuindo o trabalho para os servidores”, diz Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.

Além dos oito hospitais municipais de menor porte, o projeto Lean já está em atividade no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e segue em seus primeiros estágios de desenvolvimento nas três UPAs do município. A meta é abranger toda a rede de saúde. “A gestão da FMS como um todo está presente para acompanhar as dificuldades e buscar as soluções dos problemas encontrados”, garante o presidente do órgão.

“Se em um hospital focarmos na redução de desperdícios, poderemos prevenir e reduzir os defeitos do sistema, o que nos dará mais tempo para preocupar e cuidar dos pacientes”, diz Gilberto Albuquerque. “Esperamos que a população possa perceber as melhorias que estamos trazendo, pois teremos bons resultados no atendimento de urgência e emergência muito em breve”, finaliza o gestor.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4635/projeto-lean-vai-levar-organizacao-e-melhoria-no-atendimento-aos-hospitais-de-teresina