COMBATE AO MOSQUITO

Em sua 27ª edição Faxina nos Bairros visita bairro Monte Alegre

Dando continuidade ao trabalho que se iniciou no começo do ano, a Faxina nos Bairros chega a sua 27ª edição neste sábado (09). O principal objetivo da ação é recolher lixo com potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, chikungunya e dengue.

O ponto de encontro da atividade, que começa às oito da manhã, será a UBS Mariano Mendes, que fica no bairro Monte Verde, zona Norte da cidade. As equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendência de Desenvolvimento Urbano Norte (SDU Norte) percorrerão os quadrantes das ruas Amadeus Paulo e Rosana Neris (Quarteirões 19 ao 24), no Monte Alegre.

A Faxina nos Bairros é uma ação realizada em uma parceria entre gestão e comunidade. Durante toda a semana que a antecede, agentes de saúde e de endemias percorrem o local fazendo um trabalho de educação em saúde junto aos moradores, para que eles juntem todo aquele material inservível, que possa acumular água e que não é recolhido pela coleta de lixo domiciliar rotineira, e coloquem na calçada no sábado, quando esse material será recolhido pelas equipes de limpeza.

Segundo o presidente da FMS, Francisco Pádua, as visitas são essenciais para o combate ao vetor. “No contato constante com a população, os agentes de endemia e de saúde desenvolvem ações com os moradores relativas aos cuidados permanentes para evitar depósitos de água nas residências", explica ele.

“A Faxina nos Bairros tem sido uma das ações realizadas pelo poder público municipal, em parceria com a população, para retirada de focos do mosquito transmissor de doenças. As pessoas tem atendido nosso chamado e nos ajudado nessa luta”, completou o presidente da FMS, órgão que mantém parceria junto às Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU’s) para diminuir os focos de mosquito na capital.

Além da faxina, a Fundação Municipal de Saúde tem realizado ações educativas, como o treinamento de multiplicadores para repassar informações em escolas, empresas e outros órgãos. “A melhor forma de combater o Aedes aegypti é não deixar o mosquito nascer, por isso estamos focados na prevenção", explica Francisco Pádua.

Faxina nos Bairros aedes aegypti zika dengue chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/463/em-sua-27-edicao-faxina-nos-bairros-visita-bairro-monte-alegre