HUT

HUT aumenta em 15% o atendimento desde a abertura do hospital

O Hospital de Urgência de Teresina aumentou em cerca de 15% o atendimento desde a abertura da unidade. Esse aumento é reflexo da melhoria contínua dos processos assistenciais e administrativos, do investimento na modernização do atendimento, reformas estruturais e capacitação de profissionais, passando pelo estabelecimento de planos de ações para o alcance de indicadores internos e de metas internacionais de segurança.

Dados do HUT apontam que em maio deste ano foram registrados novos recordes de atendimentos realizados em diversos serviços. Foram efetuados 5.179 atendimentos de urgência, 1.376 cirurgias de alta e média complexidade, 424 procedimentos de hemodiálise, 13.328 exames de imagens e 22 internações por queimaduras, esses números são históricos dentro da unidade hospitalar.

Para Fábio Marcos, diretor geral do HUT, esses números revelam a eficiência na prestação de serviços no hospital e na rede municipal da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “Estamos conseguindo atender mais usuários do SUS, nossos indicadores estão equiparados aos de hospitais privados. A gente hoje gira um leito até onze vezes no mesmo mês, com tempo médio de internação de três dias, enquanto a taxa de mortalidade institucional foi de 2%, uma das menores do Brasil, vez que essa taxa em hospitais de grande porte varia entre 3 a 5%”, analisa.

Com modelo de atendimento e internação pelo sistema de regulação, atualmente o HUT tem um grande fluxo de pacientes. Os números são semelhantes aos de hospitais portas abertas, porém com um novo fluxo da emergência e uma gestão de leitos eficiente, a unidade de saúde mantém corredores sem pacientes e sem gargalos na assistência.

Por ser centro de referência em múltiplos traumas na região, as causas mais específicas das entradas no pronto atendimento são de vítimas de acidentes de trânsito, dor/corpo estranho nos olhos e ouvidos.

O diretor clínico do Hospital, Hormone Rodrigues, informa que, especificamente, os serviços de Oftalmologia e Otorrinolaringologia são por demanda espontânea. Os usuários podem procurar a unidade 24 horas, caso tenham alguma urgência nos olhos e ouvidos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4625/hut-aumenta-em-15-o-atendimento-desde-a-abertura-do-hospital