AEDES AEGYPTI

Curso contra a dengue capacita orientadores de projetos sociais

O evento ocorre durante todo o dia de hoje (07) no auditório da FMS.

“A comunicação é a principal arma no combate à dengue, zika e chikungunya”. Com estas palavras, a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, expressou o objetivo do curso de capacitação que visa formar multiplicadores de informações de prevenção às doenças. O evento ocorre durante todo o dia de hoje (07) no auditório da FMS.

A 16ª edição do curso marca o segundo momento em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS). Desta vez, estão sendo capacitados os orientadores e facilitadores da Ação Social Arquidiocesana (ASA) e Fundação Padre Antônio Dante Civiero (FUNACI), que executam trabalhos regidos pela SEMTCAS. A partir de agora, eles estarão aptos para a realização de palestras e outras atividades educativas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.

“São eles que trabalham com as crianças, adolescentes e idosos nos Centros de Convivência, realizando atividades de cunho sócioeducativo como dança, esportes, entre outros”, conta Elizabeth Nogueira, pedagoga da SEMTCAS. “Para ter uma ideia do potencial de disseminação destes participantes, cada um deles acompanha uma média de 30 pessoas diariamente”, explica a pedagoga, contando que posteriormente serão intensificadas as ações relacionadas ao tema nos Centros de Convivência.

Cerca de 100 pessoas estão participando desta edição do curso, que agora é uma ação permanente da Prefeitura de Teresina. Uma das participantes é a assistente social Rita Batista, que atua no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Leste III. “Minha expectativa é poder atingir a população com quem eu trabalho. Todos os dias a gente trabalha com grupos de famílias e com este curso poderemos espalhar conhecimento entre eles, evitando doenças”, comenta.

O curso tem carga de oito horas e é composto por um momento teórico (que ocorre pela manhã) e outro prático (realizado á tarde). Na parte teórica da capacitação todos são informados sobre as características do mosquito Aedes aegypti, locais onde eles gostam de se reproduzir e também sobre semelhanças e diferenças entre as doenças que o mosquito transmite. Já na parte prática os participantes vivenciam as ações de prevenção e controle ao Aedes aegypti.

Todos aqueles que desejarem participar do curso de capacitação podem entrar em contato com a FMS para realizarem inscrição pelo e-mail nesc.fms@gmail.com. “Qualquer pessoa que deseja atuar em sua comunidade ou local de trabalho disseminando conhecimentos sobre dengue, zika e chikungunya, pode participar”, afirma Amariles Borba.

aedes aegypti dengue zika chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/462/curso-contra-a-dengue-capacita-orientadores-de-projetos-sociais