Todas as UBS farão testes rápidos Covid a partir de segunda-feira, 6

Todas as UBS farão testes rápidos Covid a partir de segunda-feira, 6
Fonte: Ascom FMS

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital farão teste rápido de Covid a partir de segunda-feira, 6. A Diretoria de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina enviou memorando circular para todas as unidades e já está distribuindo os testes nas 91 UBS.

“Os testes estavam sendo realizados nas urgências de hospitais e UPAs, mas agora serão feitos nas Unidades Básicas, que encaminharão apenas os casos mais graves para as unidades hospitalares”, explica Gilberto Albuquerque. A FMS orienta que os testes devem ser realizados considerando a data de início dos sintomas: a partir do 1º dia até o 7° dia (entre o 3º e 7º dia de doença, preferencialmente).

Os atendimentos dos pacientes com síndromes gripais devem ser priorizados nas UBS’s para que essas pessoas permaneçam o menor tempo possível na unidade. É importante que sejam reforçadas medidas de segurança, devendo todas as pessoas, sejam profissionais de saúde, trabalhadores de saúde (pessoal que labora na limpeza, cozinha, na área administrativa, dentre outros), pacientes de maneira geral e especialmente aqueles que apresentam síndrome gripal devem fazer uso de máscara e demais medidas de biossegurança.

teste Covid

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4618/todas-as-ubs-farao-testes-rapidos-covid-a-partir-de-segunda-feira-6