ATENÇÃO BÁSICA

FMS apresenta experiência exitosa em evento do Ministério da Saúde

FMS apresenta experiência exitosa em evento do Ministério da Saúde
Fonte: FMS

Profissionais da Fundação Municipal de Saúde apresentam hoje (31) trabalho realizado pela equipe da Atenção Básica com o título “Rastreamento do câncer de colo de útero da UBS Codipi” durante o Seminário de Qualificação de Desempenho de APS 2022. O evento do Ministério da Saúde está sendo realizado hoje (31) e amanhã (01) em Teresina.

"É um evento de grande importância considerando que tem a participação das três esferas de governo, com o objetivo de contribuir com os esclarecimentos acerca das mudanças que estão acontecendo no funcionamento da saúde, no que se refere à Atenção Primária”, explica Nádia Spindola, diretora de Atenção Básica da FMS.

A realidade do cuidado nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) é complexa e cheia de incertezas, e nela os rastreamentos oportunísticos se mesclam com o cuidado clínico cotidiano, quer por iniciativa do paciente ou profissional. Um cuidado efetivo deve primar pela prevenção das doenças e respeitar a experiência pessoal do processo de saúde, sofrimento e doença dos pacientes através de uma abordagem compartilhada, explica a enfermeira Lívia Maria Mello Viana, que juntamente  com Bárbara Pinheiro Gama são as autoras do projeto. Participaram também os funcionários da UBS da Santa Maria da Codipi Antônio Elizeu Mendes Maria das Graças Oliveira da Silva Regina Lucia Silva de Mesquita Walflânia Keila Viana.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4611/fms-apresenta-experiencia-exitosa-em-evento-do-ministerio-da-saude