VACINAÇÃO

Amanhã (28) tem seis pontos de vacinação contra a gripe em Teresina

Os locais disponibilizam também vacinas contra a covid

Amanhã (28) tem seis pontos de vacinação contra a gripe em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz um chamamento para que a população pertencente aos grupos prioritários com direito à vacina contra a influenza (gripe) garanta sua dose. Neste sábado (28), seis locais estarão disponibilizando à vacina, em uma iniciativa para dar oportunidade àqueles que não têm disponibilidade durante a semana.

Das 9h às 17h, a população terá acesso ao imunizante em um ponto no Teresina Shopping, no Edifício Garagem G3. Além da vacina da gripe, o local estará também imunizando contra a covid, tanto primeira e segunda dose (para pessoas de 12 anos e mais), como o primeiro e segundo reforço (para pessoas de 18 anos e mais). “Lembramos que a resolução mais recente do Ministério da Saúde permite que a população possa tomar as duas vacinas ao mesmo tempo, caso tenham direito”, ressalta a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias.

Além do shopping, a vacina contra a gripe estará disponível durante o sábado e domingo em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS): as unidades do Parque Piauí, Porto Alegre (zona Sul), Parque Brasil (zona Norte), Santa Isabel (zona Leste) e Renascença (zona Sudeste). Todos os locais estarão abertos das 7h da manhã às 19h. Além da gripe, estarão disponíveis vacinas contra a covid infantil (5 a 11 anos), sarampo (para crianças de 6 meses a menores de 5 anos) e também outras vacinas do calendário de imunização.

A diretora da Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, chama atenção para os números de vacinação em Teresina, que ainda estão aquém do esperado. “Depois de dois meses de campanha, vacinamos apenas 90.725 pessoas, o que corresponde a 31,79% do total de 285.345 pessoas pertencentes aos grupos com direito à vacina”, alerta a diretora. “Por isso, pedimos mais uma vez que, se você está em algum destes grupos, se dirija aos postos e garanta sua dose”, chama a gestora.

Têm direito à vacina contra a gripe: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, idosos com 60 anos e mais, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e longo curso, caminhoneiros.

Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. Grupos profissionais com direito à vacina da gripe devem apresentar um documento que comprove seu vínculo profissional, e pessoas com comorbidades devem apresentar um laudo médico comprovando sua condição.

Programação de vacinação - 28.05.2022

Local: Teresina Shopping – Edifício Garagem G3 - 9h às 17h

- Gripe (grupos prioritários)

- Covid 1ª dose (12 anos ou mais)