ATENÇÃO BÁSICA

UBS Poty Velho organiza ensaio fotográfico para gestantes atendidas na unidade

UBS Poty Velho organiza ensaio fotográfico para gestantes atendidas na unidade

Amanhã, 28, a partir das 8 horas, grávidas que participaram do 15º Curso de Gestante da Unidade Básica de Saúde Poty Velho participarão de um ensaio fotográfico através das lentes de Thiago Crispim e João Magalhães. O evento acontece na praça próxima ao local e na UBS.

A UBS Poty Velho promove cursos sobre cuidados na gravidez e pós-parto duas vezes ao ano e aborda vários tópicos de interesse das gestantes, como seus direitos e deveres, importância do pré-natal, planejamento reprodutivo, amamentação, saúde bucal e cuidados com os bebês. As grávidas podem ainda conversar com uma doula, que dá orientações sobre o trabalho de parto e a importância dos exercícios antes e depois de dar à luz, e participam de uma roda de cantigas de ninar. Elas também tem a oportunidade de visitar a maternidade que é a referência ao entrarem em trabalho de parto.

“Para o ensaio fotográfico, vamos dá prioridade para àquelas que estão no último trimestre realizarem as fotos, porque a barriga está mais evidente, e as outras vão participar no próximo semestre”, explica Edna Albuquerque, enfermeira saúde da família.

Pré-natal

A UBS Poty Velho segue o protocolo de acompanhamento das gestantes de acordo com sua classificação de risco: o pré-natal nos casos de baixo e médio risco é feito exclusivamente na unidade, com médico e enfermeiro, enquanto os casos de alto risco são acompanhados pela UBS em parceria com a Maternidade Evangelina Rosa.

Quando a mulher suspeita da gravidez basta procurar a equipe Estratégia Saúde da Família, que vai solicitar os exames e fazer os encaminhamentos necessários, em um trabalho integrado entre médico, enfermeiro e odontólogo. “Se ela já traz o comprovante de que está grávida, a gente encaminha para o dentista, passa o ácido fólico e encaminha para a sala de vacina”, explica Edna.

UBS Poty Velho gestantes ensaio fotográfico

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4604/ubs-poty-velho-organiza-ensaio-fotografico-para-gestantes-atendidas-na-unidade