Servidores públicos e entidades recebem capacitação sobre o Aedes aegypti

Cerca de 1.600 pessoas já foram treinadas em 15 edições do curso

Amanhã (07), servidores da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), além Ação Social Arquidiocesana (ASA) e Fundação Padre Antônio Dante Civiero (FUNACI) passam por um curso de capacitação que visa formar multiplicadores de informações de prevenção à zika, dengue e chikungunya. Será no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a partir das 8h.

O curso, que agora é uma ação permanente da Prefeitura de Teresina, tem como principal objetivo tornar os participantes aptos para a realização de palestras e outras atividades educativas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças. “Cerca de 1.600 pessoas já foram treinadas em 15 edições do curso”, informa Julia Santos, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da FMS.

A carga horária da capacitação é de oito horas e é dividido em dois módulos, um teórico (que ocorre pela manhã) e um prático (que ocorre pela tarde). Na parte teórica da capacitação todos são informados sobre as características do mosquito Aedes aegypti, locais onde eles gostam de se reproduzir e também sobre semelhanças e diferenças entre as doenças que o mosquito transmite. Já na parte prática os participantes vivenciam as ações de prevenção e controle ao Aedes aegypti.

Todos àqueles que desejarem participar do curso de capacitação podem entrar em contato com a FMS para realizarem inscrição pelo e-mail nesc.fms@gmail.com. “Qualquer pessoa que deseja atuar em sua comunidade ou local de trabalho disseminando conhecimentos sobre dengue, zika e chikungunya, pode participar”, afirma Júlia Rocha Santos.

Até o dia 29 de junho a FMS notificou 2.201 casos de dengue na capital. Os bairros com maior número de casos são São Francisco (138 casos), Parque Wall Ferraz II (135), Planalto (126), Residencial Firmino Filho (106) e Redenção (105).

dengue zika chikungunya aedes aegypti

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/460/servidores-publicos-e-entidades-recebem-capacitacao-sobre-o-aedes-aegypti