TRABALHO

Mais de 43 mil transferências de pacientes foram realizadas em um ano na rede municipal

As ambulâncias da Central de Transferência são distribuídas em vários pontos da cidade

Mais de 43 mil transferências de pacientes foram realizadas em um ano na rede municipal

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está acrescentando à frota de carros da Central de Transferência de pacientes uma nova ambulância, que vai oferecer mais agilidade ao atendimento das demandas de transferências entre hospitais. Existem oito veículos na central, sendo seis ambulâncias (para transferências de pacientes) e dois carros administrativos para transporte de hemoderivados e amostras para exames. Em 2021, a Central de Transferência de pacientes realizou 43.619 transferências e em 2022, até o momento, foram 15.705 transferências. 

As ambulâncias da Central de Transferência são distribuídas em vários pontos da cidade: Upa Promorar, Upa Satélite, Upa Renascença, Hospital Parque Piauí, Hospital do Buenos Aires e Hospital Mariano Gayoso Castelo Branco. O serviço funciona em regime de plantão 24h e atende as necessidades de transporte de pacientes entre hospitais, cujas demandas são organizadas pela equipe da Central de regulação. 

 “Quando chega a demanda, a Central aciona os pontos de apoio, onde estão ambulâncias que vão realizar esta transferência. O motorista responsável é comunicado e se desloca para o hospital onde está o paciente, que é recebido em companhia de um técnico de enfermagem para acompanhá-lo durante o processo de transferência”, informa a coordenadora da Central de Regulação de Transporte, Elisabeth Lima. A Central é responsável pelo transporte de pacientes estáveis e sem risco de vida, com prioridade para gestantes e crianças.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4586/mais-de-43-mil-transferencias-de-pacientes-foram-realizadas-em-um-ano-na-rede-municipal