VACINAÇÃO

FMS inicia amanhã (12) aplicação da 4ª dose em pessoas de 40 anos e mais

FMS inicia amanhã (12) aplicação da 4ª dose em pessoas de 40 anos e mais

A partir de amanhã (12), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) reduz mais uma vez a idade para recebimento da quarta dose (segundo reforço) da vacina contra a covid-19. A partir desta data, os postos passam a receber pessoas com 40 anos, respeitando o intervalo mínimo de quatro meses da terceira dose. Ao todo, sete drive thru em diferentes zonas da cidade estão imunizando contra a covid-19 e gripe até sexta-feira (13).

Todos os locais funcionam das 9h às 17h, e estão divididos por público-alvo de cada campanha. A aplicação da quarta dose para população em geral de 40 anos e mais acontece nos CEU Norte e os terminais do Livramento, Buenos Aires, Bela Vista, Parque Piauí, Zoobotânico e Itararé, que também segue recebendo idosos e trabalhadores da saúde, desde que estejam dentro do prazo estipulado. Adolescentes e adultos que estão em outras etapas da vacina contra a covid-19 também podem receber o imunizante em qualquer um dos sete postos. A população de 12 anos e mais terá acesso à primeira e segunda dose do imunizante, enquanto as pessoas maiores de 18 anos podem também tomar a terceira dose (reforço), respeitando o prazo de quatro meses da segunda dose.

Já a vacina contra a gripe será dividida da seguinte forma: os idosos de 60 anos e mais, trabalhadores da saúde e professores podem procurar os terminais do Parque Piauí, Zoobotânico, Itararé e CEU Norte até sexta-feira (13). Amanhã (12), os terminais do Livramento, Buenos Aires e Bela Vista recebem pessoas com comorbidades com 18 anos e mais e pessoas com deficiência permanente com 40 anos e mais. Na sexta-feira (13), a idade reduz mais uma vez e estes locais passam a receber pessoas com deficiência permanente acima dos 30 anos.

Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. Os professores devem ainda apresentar um contracheque atual ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses), expedido pela instituição onde o trabalhador atua, no município de Teresina. Pessoas com comorbidades e deficiência permanente devem apresentar um laudo ou declaração que comprove a comorbidade, com assinatura e carimbo do profissional de saúde.

Unidades Básicas

Além dos drive thru, a FMS mantém ainda postos de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Estes locais estarão encarregados de receber outros públicos menores da campanha de gripe, como gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros.

Além destes grupos, terá continuidade nestes locais a vacinação das crianças de seis meses a menores de 5 anos, que além da vacina contra a gripe receberão também o imunizante contra o sarampo. Para evitar aglomerações e organizar o fluxo de pessoas, estes grupos foram divididos pelas quatro semanas do mês de maio.

Programação drive thru – vacinação covid e gripe

12 e 13 de maio (quinta e sexta) - 9h às 17h

Locais: Terminal Parque Piauí, Terminal Zoobotânico, Terminal Itararé, CEU Norte

4ª dose (2º reforço) - População geral - 40 anos e mais; trabalhadores da saúde