AMPLIAÇÃO

Saúde ItineranTHE leva exames e consultas para perto da comunidade

A ação dos mutirões tem o objetivo de ofertar exames e consultas aos usuários que estão em filas de espera

No dia 14 de maio, sábado, das 8h às 15h, a população do Povoado Santa Luz receberá o Primeiro Saúde ItineranTHE, projeto da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que fará mutirão de consultas e exames e pequenas cirurgias em diversas comunidades da capital. A abertura do Saúde ItineranTHE será na UBS do local. O projeto visa realizar em apenas um dia uma média de 500 consultas e exames. 

Nos mutirões serão ofertadas consultas em Cirurgia Geral, Cardiologia, Urologia e Endocrinologia além de pequenas ciruegias. Os exames ofertados serão: Mamografia, Ultrassonografia, Eletrocardiograma, Testagem para sífilis e HIV em gestantes e Exames laboratoriais. Além de também serem ofertadas vacinas diversas. Os mutirões serão realizados mensalmente e a escolha da comunidade se dará pelo número de habitantes, em ordem decrescente. 


“A crise enfrentada nos anos de pandemia com a suspensão temporária dos atendimentos ambulatoriais nos períodos de elevada taxa de transmissibilidade da covid-19 contribuíram para ampliar filas de espera por consultas e exames. Assim, a realização de mutirões se faz oportuno diante da necessidade de reduzir tais filas e melhorar a capacidade de resposta do sistema de saúde”, explica Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.

Os mutirões serão voltados para usuários da região de abrangência da ação e este primeiro vai beneficiar as comunidades de Santa Luz,Campestre e Mama Mia regulados para consultas ou exames no Sistema de Regulação Municipal. Além de também ser voltado para usuários previamente triados pelas equipes de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde da região. 

A ação dos mutirões tem o objetivo de ofertar exames e consultas aos usuários que estão em filas de espera e ampliar a assistência aos moradores da zona rural, aumentando a resolutividade e atendimento às suas necessidades em tempo oportuno.

 “Uma Carreta da Saúde estará no local, totalmente estruturada para a realização de mamografias. Os demais exames e consultas serão realizados nos pontos de apoio da comunidade, como UBS e escolas”, informa Gilberto Albuquerque.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4584/saude-itineranthe-leva-exames-e-consultas-para-perto-da-comunidade