INOVAÇÃO

HUT ganha praça interna para práticas terapêuticas ao ar livre

O projeto é voluntário da arquiteta Karoline Uchoa e de enfermeiras e design de interiores

HUT ganha praça interna para práticas terapêuticas ao ar livre

Como parte do aniversário de 14 anos, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), maior urgência e emergência vinculada a Fundação Municipal de Saúde (FMS) ganhou ontem (05-Mai) um novo espaço, uma praça chamada “Jardim do Sol”. A inauguração simbólica contou com a presença do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa.

A revitalização do espaço é uma iniciativa do Grupo de Humanização do HUT e o projeto voluntário da arquiteta Karoline Uchoa e das enfermeiras e design de interiores, Ana Virginia e Auricelia Teixeira. O que antes estava obsoleto, conta agora com uma nova pintura, plantas, além de bancos e um pergolado. “Com sol e ventilação natural, é possível aumentar o bem-estar do paciente com passeios terapêuticos, evitando que eles permaneçam apenas deitados, fechados nas enfermarias e sem contato com a luz do sol por períodos muito longos”, explica Osfrany Martins, assistente social e membro do GTH.

Localizada na parte interna da unidade, o espaço foi revitalizado por meio de doações dos servidores, destinada para reabilitação e atividades terapêuticas, além de servir como espaço de convivência para os funcionários que têm a possibilidade de fazer reuniões informais, e tirar alguns minutos para recuperar as energias ao ar livre.

“O projeto está alinhado ao nosso objetivo de sempre oferecer atendimento com excelência, de forma humanizada e segura, contribuindo para o sucesso do tratamento e a experiência do usuário em nosso hospital”, comenta o gestor do Hospital, Dr. Fábio Marcos de Sousa.

Osfrany adianta que em breve a “Praça Jardim do Sol” contará também com uma geloteca, uma pequena biblioteca adaptada dentro de uma geladeira reformada com diversos livros e revistas que ficam à disposição dos servidores e acompanhantes dos usuários.

O HUT atende uma média de 160 pacientes por dia, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Piauí e parte do Maranhão que necessitam de assistência de urgência e emergência de alta e média complexidade.

praça interior hut

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4581/hut-ganha-praca-interna-para-praticas-terapeuticas-ao-ar-livre