Odontologia

Atenção básica disponibiliza serviço de próteses dentárias

A oferta de próteses dentárias é um dos serviços ofertados pela Atenção Básica municipal. Atualmente, 18 equipes de Saúde Bucal disponibilizam o serviço em Unidades Básicas de Saúde (UBS), além do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), no Centro da cidade.

Segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), somente no primeiro quadrimestre este ano, 1.118 próteses já foram entregues. No mesmo período do ano passado, 820 próteses foram produzidas, ao passo que de janeiro a abril de 2014 foram 439 e 98 em 2013. Este crescimento se deve à reorganização dos serviços odontológicos e à capacitação dos profissionais, por meio do curso específico realizado no começo deste ano.

O CCTI recebe pacientes encaminhados pelas UBSs que ainda não ofertam o serviço de próteses, além dos idosos assistidos pelo centro e a própria demanda espontânea. Basta agendar uma consulta ao local, onde serão avaliados e orientados sobre a documentação a ser apresentada. “São realizados diariamente uma média de nove a 10 atendimentos por dia em prótese aqui”, informa Norberto Neto, dentista do local.

Ele explica que o procedimento se inicia no próprio consultório das UBSs, onde o dentista vai preparar o meio bucal para o recebimento da peça. Ele vai realizar serviços como restaurações, limpeza, canal e o que mais for necessário, além de orientar o usuário sobre a importância da higienização bucal. O segundo passo é a produção da prótese, que pode ser realizada na própria UBS ou encaminhado para o CCTI.

Segundo Norberto Neto, o procedimento dura cerca de um mês e é composto por quatro etapas. Na primeira delas, é feita a moldagem, para ter noção da anatomia bucal do paciente. Na segunda, a estrutura da prótese é testada, o tamanho dos dentes é medido e sua cor escolhida, de forma a criar uma harmonia com os demais. Na terceira etapa é feita a checagem final e na quarta é feita a entrega da prótese pronta. “Há ainda uma fase de adaptação do paciente, com realização de ajustes caso necessário”, explica o dentista.

A colocação de uma prótese torna-se fundamental para devolver as funções mastigatórias, melhorar a dicção e também traz melhorias à autoestima graças aos benefícios estéticos. Wellington Mendes Monteiro acabou de receber as suas e já pensa em procurar um novo emprego e mesmo uma nova namorada. “Eu estou muito feliz. Nunca imaginei que receberia este atendimento de graça e só tenho a agradecer”, diz o idoso.

Além da estética, a prótese dentária tem um impacto direto na saúde do corpo todo, especialmente quando tem como objetivo substituir uma dentição que ainda existe, mas em condições em que é irrecuperável. Eventualmente, ela irá eliminar a formação de bactérias e prevenir infecções advindas de uma dentição em mau estado.

odontologia próteses

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/458/atencao-basica-disponibiliza-servico-de-proteses-dentarias