VACINAÇÃO

Teresina tem 30 UBS abertas hoje (30) para dia D da campanha de Sarampo e Gripe

A campanha segue até o dia 3 de junho em todas as UBS do município

Teresina tem 30 UBS abertas hoje (30) para dia D da campanha de Sarampo e Gripe

Segue até as 17h de hoje (30) a mobilização pelo Dia D de Vacinação contra Influenza e Sarampo, que acontece em todo o país. Em Teresina, a ação acontece em 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas por toda a cidade, e tem foco nas crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A campanha segue até o dia 3 de junho.

As crianças que se dirigem às salas de vacina de um desses locais receberão uma dose da vacina da Influenza (gripe) e também uma dose da vacina do sarampo, independente se já têm duas doses no esquema vacinal, como explica a coordenadora de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Emanuelle Dias. “A campanha é parte do plano de contenção do surto de sarampo que acontece em alguns estados do país, e tem por objetivo evitar que esta doença retorne à nossa cidade. Por isso, todas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos estão sendo vacinadas”, justifica. “Em paralelo, estamos fazendo a campanha de imunização contra a influenza, que contempla o mesmo público de crianças, então as duas vacinas são dadas simultaneamente”, diz.

Os pais das crianças devem levar um documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação, para que seja avaliada também a necessidade de aplicar outras vacinas do calendário infantil que estejam atrasadas. "É importante manter nossas crianças protegidas contra doenças. E hoje que foram duas vacinas não podemos deixar de trazer", comenta Caroline Guimarães, mãe de pequena Jhully Beatriz, de quatro anos, que tomou suas vacinas na UBS Carlos Alberto, bairro Dirceu II.

A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças de forma indiscriminada, independentemente da situação vacinal. “Os que não puderem comparecer hoje, durante o mês de maio, podem se dirigir a qualquer UBS e garantir suas doses”, convida Emanuelle Dias. “Sarampo é uma doença grave, e a única forma de proteção é a vacina”, alerta a coordenadora.

POSTOS DE VACINAÇÃO – DIA D

DIA 30 DE ABRIL – DAS 8H ÀS 17H

REGIÃO SUL

1.                    LEÔNIDAS ANTONIO DEOLINDO (SACI)