ENTREGA

Prefeitura entrega três UBS reformadas e ampliadas amanhã (01)

Serão beneficiadas as regiões da Usina Santana, Planalto Ininga e Cerâmica Cil

O fortalecimento da Atenção Básica em saúde tem sido uma das prioridades da Prefeitura de Teresina, que para isso tem investido em obras de reformas e construções de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Amanhã (01), a população recebe mais três unidades reformadas, nas regiões da Cerâmica Cil, Planalto Ininga e Usina Santana.

Às 8h da manhã, é a entrega da reforma UBS Dr. Leônidas Melo, na Cerâmica Cil. A obra vai beneficiar aproximadamente 7 mil pessoas, pertencentes às comunidades Cerâmica Cil, Salobro, Piripiri e Maria Alice. Foram reformadas todas as instalações do local, que é composto por salas de procedimentos, vacina, inalação, coleta, escovódromo, um consultório odontológico, dois médicos e um ginecológico, farmácia, espaço para marcação de consultas, quatro banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, entre outras.

Já a reforma da UBS Dr. Francisco José da Costa, no Planalto Ininga, será entregue ao meio dia. “As quatro equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam no local terão agora um ambiente adequado para atender a população de aproximadamente 12500 pessoas, moradoras dos condomínios Santa Marta, Santa Mônica e parte dos bairros Ininga e Horto”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde Francisco Pádua. A obra custou mais de 210 mil reais e é composta por seis consultórios, sendo dois médicos, dois odontológicos e dois ginecológicos, além de estruturas como sala de vacina, escovódromo e dois banheiros adaptados.

Por fim, às 15h30 da tarde, será a vez da reforma e ampliação da UBS Dr. Gil Martins, na Usina Santana, que vem a beneficiar seis mil pessoas de localidades como Centro dos Afonsinhos, Assentamentos Incra, Loteamento Santana, Verde Cap, Usina Santana, Povoados Mangueira, Veleiro, Morro Sobrado, Morro Alegre, Chapada, Talismã, Chapadinha, Lagoa Danta, Campestre e Baixa do Bacuri. “O local, que abriga duas equipes ESF, agora está preparado para um futuro aumento populacional da região, com capacidade para abrigar mais duas equipes no futuro”, informa Francisco Pádua.

O investimento na obra foi de R$ 222.659,79. São duas salas de recepção e espera, quatro consultórios médicos, dois odontológicos e um ginecológico, seis banheiros sendo dois adaptados a portadores de necessidades especiais, escovódromo, sala de vacina, farmácia, setor de marcação de consultas, e outros espaços modificados para atender à padronização do Ministério da Saúde e garantir segurança e conforto para usuários e servidores.

Com a entrega das três reformas, a Prefeitura de Teresina completa 39 obras de UBS entregues nesta gestão, entre 21 reformas e 18 inaugurações de unidades completamente novas. “Trata-se da maior onda de investimento na saúde da história de Teresina”, informa Francisco Pádua. “Até o final da gestão a nossa meta é termos todas as UBSs funcionando em locais adequados, para prestar um serviço eficiente, bem como garantir boas condições de trabalho aos profissionais”, finaliza ele.

fms entrega reforma ampliação ubs

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/453/prefeitura-entrega-tres-ubs-reformadas-e-ampliadas-amanha-01