Projeto Lean vai aprimorar o atendimento nas UPAs de Teresina

Os diretores estão participando hoje (16) de um workshop, em que serão capacitados para aplicar o conhecimento em suas unidades.

Projeto Lean vai aprimorar o atendimento nas UPAs de Teresina

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Teresina estão trabalhando na implantação do Projeto Lean – metodologia que tem por objetivo aprimorar o fluxo de cuidados com os pacientes e organizar a rede de assistência, aumentando a eficiência das equipes. Para isso, os diretores estão participando hoje (16) de um workshop, em que serão capacitados para aplicar o conhecimento em suas unidades.

Projeto Lean na UPA é uma iniciativa do Ministério da Saúde conduzido pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em Teresina, ele já foi implementado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em sua primeira etapa, chamada Lean nas Emergências. Esta nova fase vai beneficiar mais de 50 UPAs em todo o Brasil, como informa a representando do Ministério da Saúde Nicole Braz.

Nicole Braz explica que o projeto Lean ajuda os profissionais em questões desde a gestão até atendimento, formas de abordar o paciente, como diminuir filas e como gerir um hospital ou uma UPA em geral. “Essa metodologia é usada para diagnosticar os problemas das UPAs e tentar resolver juntamente com os profissionais, fazendo eles pensarem em equipe e chegarem a uma forma de promover um andamento melhor”, explica a representante.

O workshop é composto por parte teórica e prática, em que os profissionais simulam um atendimento de urgência e aplicam as técnicas de aprimoramento. A próxima etapa será levar este conhecimento para a rotina de atendimento, que será acompanhado pelas equipes do Ministério da Saúde, que farão visitas periódicas aos locais. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, garante que a gestão também se fará presente para acompanhar as dificuldades e buscar as soluções dos problemas encontrados.

Ainda segundo Gilberto Albuquerque, após a implementação nas UPAs, a próxima etapa será levar o projeto Lean aos hospitais e, futuramente, às Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Teresina será mais uma vez um modelo e um exemplo de organização para todo o Brasil”, diz o presidente.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4512/projeto-lean-vai-aprimorar-o-atendimento-nas-upas-de-teresina