INOVAÇÃO

UBS do Angelim realiza trabalho voltado para controle de dor crônica

UBS do Angelim realiza trabalho voltado para controle de dor crônica

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Angelim realiza o Programa de Controle e Prevenção de Dor Crônica, para controle de incapacidade física, transitória ou permanente provocada por dor ou doença crônica, associadas a distúrbios de movimento e limitação funcional nas atividades do cotidiano, do lazer ou do trabalho.

O Programa de Controle e Prevenção de Dor Crônica é realizado por equipe comandada por fisioterapeuta. O serviço de fisioterapia na saúde da família destina-se aos usuários com problemas de saúde controlados/ compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, que necessitam de cuidados com menor frequência e menor necessidade de recursos de saúde.

O serviço de fisioterapia faz parte de um projeto piloto chamado Previne Teresina e desenvolve atividades educativas, diagnóstico/tratamento precoce e reabilitação através de atendimento individual; visitas domiciliares; atendimento em grupos terapêuticos; educação em saúde; práticas integrativas complementares de saúde suplementar (PICS) com agulhamento a seco e auriculoterapia; e matriciamento das equipes de saúde da família quanto a fluxos de pacientes.

“Com isso, se tem encaminhamentos mais qualificados para a rede de saúde do município de Teresina, aperfeiçoamento da triagem clínica, desenvolvimento de processos de trabalho mais simples, porém mais organizados com definição de protocolos institucionais, discussão de casos e realização de projetos terapêuticos singulares”, explica Midian Viana Dias, Coordenadora da Regional Sul.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4510/ubs-do-angelim-realiza-trabalho-voltado-para-controle-de-dor-cronica