SAÚDE MENTAL

PMT mantém local que cuida de pessoas que abusaram do uso de álcool e outras drogas

Dia 20 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

As drogas podem destruir uma vida inteira, ou deixar a jornada ainda mais difícil. Nos casos extremos pode levar a transtornos mentais graves. Dia 20 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas-CAPS AD. Hoje o local atende 9.003 pessoas e fica localizado Rua Quintino Bocaiúva, n e 2978 -  Bairro Macaúba.

O CAPS AD é um serviço especializado em saúde mental atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado. Esta instituição de saúde é ligada à prefeitura Municipal de Teresina. O público atendido tem idade a partir de 18 anos.

O local é um serviço ambulatorial em substituição aos hospitais psiquiátricos, e que tem o princípio do trabalho voltado para a reinserção social. “A droga prejudica várias áreas da vida, tipo a saúde física, a mental, atrapalha as relações familiares e as relações interpessoais como amizades. Atrapalha o trabalho para ir atrás da substância. E diversos tipos de vulnerabilidades”, explica Elizandra Pires, coordenadora do CAPS AD.

O CAPS AD realiza ações de assistência como: medicação, atendimento individual, oficinas terapêuticas, atendimento familiar, visita domiciliar e atendimento grupal, dentre outras atividades. Vale ressaltar que essas atividades são realizadas com os usuários por uma equipe multiprofissional devidamente capacitada.

“Nós trabalhamos em meio aberto. A pessoa é livre e tem que vir motivada a fazer o tratamento. Nós adequamos o tratamento de acordo com as necessidades da pessoa, por exemplo, se ela trabalhar nós criaremos uma proposta de atendimento que se adeque”, afirma Elizandra Pires.

CAPS AD fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4472/pmt-mantem-local-que-cuida-de-pessoas-que-abusaram-do-uso-de-alcool-e-outras-drogas