ATUALIZAÇÃO

Centro Integrado Lineu Araújo recadastra pacientes com estomias 

O CISLA garante atendimento integral a pessoa com estomia

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA) está selecionando pacientes com estomias de eliminação para atualização cadastral e planejamento para procedimentos cirúrgicos e fornecimento de equipamentos como bolsas, cateteres e adjuvantes. Já foram avaliados 300 pacientes.  O trabalho de recadastramento da Fundação Municipal de Saúde de Teresina conta com o apoio da turma de Especialização em Estomaterapia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e parceria com o Hospital Getúlio Vargas.
 
“Os pacientes estão sendo avaliados e sendo devidamente encaminhados para especialistas em proctologia para poderem realizar a reconstrução em trânsito”, explica a estomaterapeuta e professora Dra. Sandra Marina Gonçalves Bezerra. 
 
Em Teresina, o programa específico para estomizados funcionando Lineu Araújo desde 1992. O CISLA garante atendimento integral a pessoa com estomia. No Lineu Araújo a pessoa recebe orientação sobre como usar a bolsa. Desde o preparo, aplicação, fechamento, reposicionamento, esvaziamento e troca da bolsa, explica Francisco Cavalcante, diretor do CISLA.
 
A estomia é indicada em vários casos, como cânceres, traumas provocados por acidentes de trânsito, doenças inflamatórias do intestino, doenças obstrutivas, anomalias congênitas ou mesmo agressão por arma de fogo ou arma branca. A pessoa pode utilizar as bolsas de forma temporária ou permanente.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4466/centro-integrado-lineu-araujo-recadastra-pacientes-com-estomias