HUT

HUT implanta programa de odontologia hospitalar nas UTIs

HUT implanta programa de odontologia hospitalar nas UTIs

O ambiente bucal é propício a proliferação de bactérias e fungos e ter dentistas nas UTIs ajuda no controle de infecções. De forma pioneira o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), unidade assistencial da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com instituições de ensino superior, implantou o projeto de Odontologia Hospitalar. O serviço tem como foco a saúde bucal dos pacientes em estado crítico.

Por meio de suporte técnico e práticas aplicadas 20 graduandos em Odontologia do nono e décimo período da Uninassau-Redenção realizarão estágio sob presença de preceptoria nas UTIs e Unidades Críticas do HUT.

Todos os pacientes da UTI serão avaliados. A rotina prevê o treinamento, orientação e assessoria na condução do protocolo de higienização bucal. “O paciente internado na UTI possui um risco muito maior, uma vez que, geralmente, está impossibilitado de mastigar alimentos que promovem a limpeza dos dentes, e de fazer a limpeza propriamente dita, delegando essa tarefa aos profissionais da saúde”, explica a Infectologista Elna do Amaral, membro do Serviço de Infecção Hospitalar (SCIH).

Estatísticas da Anvisa dizem que pacientes que precisam ser intubados apresentam até 38% de chance de desenvolver Pneumonias associadas a Ventilação Mecânica (PAV), com o uso regular de respiradores artificiais há uma colonização excessiva de bactérias na cavidade oral e essas bactérias podem alcançar o pulmão, causando graves infecções, além de aumentar a taxa de mortalidade. Um episódio de PAV, além de prolongar o tempo de internação em aproximadamente 12 dias, aumenta os gastos com recursos e uso de antibióticos.

Para Fábio Marcos de Sousa, o hospital já vinha se preocupando para garantir uma assistência segura e livre de infecção e agora se estabelece a importância da relação entre formação profissional e o sistema público de saúde por meio de estratégias integrativas de ensino-serviço.

Para ele a adoção de novas práticas como a Odontologia Hospitalar está contemplada pelo Projeto Melhorando a Segurança do Paciente (PROADI-SUS) do qual o hospital participa com a consultoria do Hospital Sírio Libanês cujo objetivo é reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência nas UTIs em até 03 anos. Lembra Fábio, diretor geral do HUT.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4465/hut-implanta-programa-de-odontologia-hospitalar-nas-utis